Cotidiano - 21/10/2013

Itararé precisa de Zona Azul?

Secretário de Defesa Social afirmou que trânsito de Itararé está em estudo e Zona Azul faz parte do projeto. Você é favorável a esta medida?



A tranquilidade no trânsito de Itararé é uma coisa do passado. Hoje em dia, principalmente aos finais de semana, o centro da cidade concentra uma grande quantidade de veículos.

Reclamações sobre o nosso trânsito não são nenhuma novidade, principalmente sobre a falta de vagas para estacionar na rua São Pedro e nas transversais, como Lauro Sodré, Amazonas Ribas, entre outras.

Mas a implantação da Zona Azul seria a solução?

A Zona Azul foi criada em São Paulo, em 1976, e sua finalidade primária é promover a organização de vagas nas ruas das cidades com grande movimentação de veículos. Ela visa estabelecer estacionamento para todos e permite que as ruas das cidades fiquem arrumadas para melhor circulação e estacionamento de cidadãos. Ou seja, o cidadão precisa pagar para estacionar em um determinado período de tempo, o que gera rotatividade dos veículos.

Alguns acreditam que ela pode solucionar o problema de falta de vagas em Itararé. Entretanto, o problema deste sistema seria o custo, pois para estacionar o veículo é preciso pagar, o que desagrada muitos itarareenses.

Em Itararé, a lei para a Zona Azul já existe, mas ela não está em vigor. Como explicou o secretário de Defesa Social, Gustavo Jansson, responsável pelo Demutran, a lei precisa ser atualizada. “Ela existe, mas é antiga, então precisamos atualizá-la para por em prática”, comentou.

Além disso, como Jannson informou, a Zona Azul faz parte de um projeto de engenharia de trânsito, que está sendo discutido em conjunto com a Câmara de Itararé. “Não é apenas a Zona Azul, queremos resolver o problema do trânsito de Itararé, e ela está no projeto”.

Quem também é prejudicado pela falta de vagas é o comércio local.

No mês de abril, a Associação Comercial e Empresarial de Itararé fez uma pesquisa sobre o assunto e a grande maioria dos comerciantes são favoráveis à implantação. “Muitos clientes deixam de comprar, pois não encontram vaga para estacionar. Com a Zona Azul haverá rotatividade e todos serão beneficiados”.

E você, é a favor da Zona Azul em Itararé? 

Veja mais


Itararé renova convênio com o projeto 'Viva Leite'

Este é um projeto do Governo do Estado de São Paulo e atualmente atende aproximadamente 1600 crianças em Itararé.

Ler notícia

RJ, SP, RO e Bauru aceitam proposta e encerram paralisação

A estimativa da empresa é normalizar as entregas nos locais que encerraram a paralisação até a próxima segunda-feira (16)

Ler notícia

Carteiros iniciam entregas com smartphones

todos os smartphones utilizados pelos carteiros contam com mecanismo de segurança

Ler notícia


Comentários