Cotidiano - 21/10/2013

Itararé precisa de Zona Azul?

Secretário de Defesa Social afirmou que trânsito de Itararé está em estudo e Zona Azul faz parte do projeto. Você é favorável a esta medida?



A tranquilidade no trânsito de Itararé é uma coisa do passado. Hoje em dia, principalmente aos finais de semana, o centro da cidade concentra uma grande quantidade de veículos.

Reclamações sobre o nosso trânsito não são nenhuma novidade, principalmente sobre a falta de vagas para estacionar na rua São Pedro e nas transversais, como Lauro Sodré, Amazonas Ribas, entre outras.

Mas a implantação da Zona Azul seria a solução?

A Zona Azul foi criada em São Paulo, em 1976, e sua finalidade primária é promover a organização de vagas nas ruas das cidades com grande movimentação de veículos. Ela visa estabelecer estacionamento para todos e permite que as ruas das cidades fiquem arrumadas para melhor circulação e estacionamento de cidadãos. Ou seja, o cidadão precisa pagar para estacionar em um determinado período de tempo, o que gera rotatividade dos veículos.

Alguns acreditam que ela pode solucionar o problema de falta de vagas em Itararé. Entretanto, o problema deste sistema seria o custo, pois para estacionar o veículo é preciso pagar, o que desagrada muitos itarareenses.

Em Itararé, a lei para a Zona Azul já existe, mas ela não está em vigor. Como explicou o secretário de Defesa Social, Gustavo Jansson, responsável pelo Demutran, a lei precisa ser atualizada. “Ela existe, mas é antiga, então precisamos atualizá-la para por em prática”, comentou.

Além disso, como Jannson informou, a Zona Azul faz parte de um projeto de engenharia de trânsito, que está sendo discutido em conjunto com a Câmara de Itararé. “Não é apenas a Zona Azul, queremos resolver o problema do trânsito de Itararé, e ela está no projeto”.

Quem também é prejudicado pela falta de vagas é o comércio local.

No mês de abril, a Associação Comercial e Empresarial de Itararé fez uma pesquisa sobre o assunto e a grande maioria dos comerciantes são favoráveis à implantação. “Muitos clientes deixam de comprar, pois não encontram vaga para estacionar. Com a Zona Azul haverá rotatividade e todos serão beneficiados”.

E você, é a favor da Zona Azul em Itararé? 

Veja mais


Corpo de Bombeiros de Itararé recebe nova unidade de resgate

De acordo com metas do Governo do Estado de São Paulo, as trocas podem ocorrer de cinco em cinco anos.

Ler notícia

Vendaval derruba árvore em Itararé

Uma mulher e duas crianças que se abrigavam da chuva e vento quase foram atingidas

Ler notícia

Secretaria de Saúde prepara dia de mobilização para vacinar crianças contra pólio

No mês de junho, entre os dias 8 e 21, a Secretaria de Saúde de Itararé promoverá a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Essa é uma ação de âmbito nacional.

Ler notícia

Itarareense está na final da Copa do Brasil de Regularidade.

O evento será realizado em Itararé, SP, e nosso representante está confirmado para essa grande disputa.

Ler notícia


Comentários