Política - 31/08/2013

Realizada a cerimônia de abertura da Agência do INSS de Itararé

A moderna agência do INSS conquistada pela administração anterior foi aberta ao público numa discreta cerimônia



Nesta sexta-feira (30), foi realizada a cerimônia de abertura da moderna agência do INSS de Itararé.

A cerimônia contou com a presença do gerente executivo da regional do INSS de Sorocaba, Décio Araújo; da prefeita municipal Maria Cristina Magno Ghizzi; do vice-prefeito José Eduardo Ferreira; do secretário da Indústria e Comércio, Dirceu Vieira; do chefe de Gabinete, Júlio Cesar de Souza; demais secretários e coordenadores municipais e do vereador Gilberto Santana que na oportunidade representou a Câmara Municipal de Itararé.

Em entrevista ao Jornal Cidade de Itararé Online, o gerente executivo da regional do INSS, Décio Araújo explicou que o evento foi realizado de modo simples para mostrar ao povo que a agência é algo conquistado pelo povo e para o povo e que eles a partir de segunda-feira poderão usufruir de todos os serviços disponíveis.

“Esta é uma agência que ainda estará em construção pois, apenas fizemos a construção física e que agora iremos construir o atendimento dela. Teremos ainda alguns entraves até conseguirmos os servidores oriundos de concurso público. Num primeiro momento estaremos deslocando servidores da região que ficarão sob as orientações e supervisão do gerente da agência, que é natural daqui”.

Segundo Décio Araújo, esta agência está apta a absorver 11 servidores, 02 médicos e 01 assistente social, formando, portanto um quadro funcional grande, pois a região que ela atenderá é da mesma forma muito grande, “pois acreditamos que até mesmo a cidade paranaense de Sengés deverá usufruir dos serviços”, disse o gerente.

“Todos os tipos de informações e orientações serão fornecidas pois, hoje uma das grandes dificuldades do nosso assegurado é o acesso a informação, não necessitando mais seu deslocamento até Itapeva, além de serviços de manutenção, como cadastrar uma procuração, verificar um pagamento, extrato, um acerto cadastral e havendo condições os protocolos normais de aposentadoria, pensão, salário maternidade, benefícios rurais. Inicialmente não teremos o perito médico aqui, mas faremos toda a papelada e encaminhamento para facilitar o processo em Itapeva até que possamos ter os médicos peritos aqui em nossa agência”, informou Décio Araújo.

Outras agências do INSS foram recém-inauguradas como Apiaí, Guapiara, Capão Bonito estando ainda em construção a de São Miguel Arcanjo, mas segundo o gerente “a agência de Itararé é diferenciada, pois é do tipo III, maior pois as anteriormente citadas que são do tipo IV, pois entendemos que aqui é uma regional envolvendo cidades como Riversul, Itaporanga, Bom Sucesso de Itararé, Sengés, Barão de Antonina e alguns bairros de Itaberá e Apiaí. Portanto precisávamos de uma agência de grande porte”, explicou Décio.

Em alusão a data de abertura, Décio Araújo salientou que ela foi escolhida como uma forma de presentear a população de Itararé na semana de seu aniversário, “pelo carinho com que sempre fomos recebidos, através do prefeito anterior Cesar Perúcio que conquistou inicialmente esta obra e que foi um batalhador incansável para que isto se realizasse, a prefeita atual e a Câmara Municipal, que na oportunidade aprovou a doação do terreno, enfim, nada mais justo que presentear todo o povo com esta grande obra tão sonhada por muitos anos”, finalizou Décio.

O ex-prefeito Cesar Perucio não compareceu a abertura da agência e em contato com nossa reportagem disse apenas que preferiu expor uma faixa em frente à agência parabenizando o gerente Décio Araújo pela parceria enquanto esteve à frente da administração pública.

No discurso de abertura, a prefeita agradeceu ao gerente Décio e ao novo gerente da agência Rodrigo dizendo que, “nós da Prefeitura Municipal de Itararé sabemos que a inauguração deste prédio é apenas um ato simbólico, pois na verdade inauguramos serviços. O atendimento à população para nós é que passa a ser fundamental. Além de prefeita, sou também professora de história e eu compreendo muito bem a dinâmica da história, do cotidiano e de como ela se organiza. Lembro que, fazendo parte da Câmara Municipal de Itararé, eu e os demais companheiros vereadores da época ajudamos a fazer também a história para que esta obra se concretizasse. Eu me sinto parte integrante desta obra. Reconheço como parte da história, outros agentes políticos e históricos e conhecendo a dinâmica da gestão pública, eu também sei e todos aqui sabem que muito se começa numa administração e se termina em outra administração. Isto é o que há de mais normal e natural que aconteça. Ninguém aqui tem a intenção de tirar o brilho de outro, mas a gente tem que ir cedendo espaço para que outros possam brilhar. É assim que as coisas funcionam e eu desejo com sinceridade que ao final de minha administração e do vice Zé Eduardo, deixemos muitas obras para outros inaugurarem, porque senão, não conseguiremos conhecer o desenvolvimento e o progresso por achar que somente nós é que devemos brilhar e sabemos que as coisas não funcionam assim. Desejo que outros, um dia possam assim como eu hoje aqui, inaugurar grandes obras como esta. Cada um no seu tempo histórico” finalizou a prefeita.

Após os discursos, foi descerrada a placa de inauguração e todos puderam conhecer a agência do INSS de Itararé. 

Veja mais


Em Itararé, Caramez foi importante no processo da entrega de títulos de propriedade para 188 famílias

"Foi o deputado que intermediou as negociações trabalhosas" disse coordenador do ITESP.

Ler notícia

Na sessão da Câmara desta segunda-feira foi votada a LDO.

Vereadores falaram da necessidade de serem alertados com antecedência sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Ler notícia

Milton Monti lança canal de vídeos no You Tube para simplificar a política brasileira

O parlamentar aposta na abordagem clara de assuntos cotidianos, no diálogo aproximado com o público

Ler notícia

Prefeitura de Itararé lançou o seu Portal da Transparência

Cidadãos poderão acompanhar movimentação de receitas e despesas e diárias utilizadas por servidores e agentes políticos

Ler notícia


Comentários