Saúde - 08/08/2013

Hemonúcleo de Jaú e VICC farão campanha para doação de sangue neste sábado (10)

A expectativa é superar o número recorde de 279 bolsas de sangue coletadas em abril de 2013



O V.I.C.C. – Voluntários Itarareenses no Combate ao Câncer e o Hospital Amaral Carvalho estarão promovendo neste sábado (10), mais uma campanha de coleta de sangue para o Hemonúcleo Regional de Jaú.

Itararé é uma das cidades cadastradas pelo hospital para a realização da campanha, uma vez que a mesma possui um ambulatório que atende diversas pessoas por dia e desloca uma grande quantidade de pacientes para o Amaral Carvalho.

Segundo a enfermeira Luciane Mª Buzzutti Silvane Munhoz do V.I.C.C., “há 11 anos realizamos este trabalho em Itararé e começamos naquela oportunidade com 100 doadores”, disse.

Nas últimas campanhas, o Hemonúcleo de Jaú conseguiu obter em Itararé a doação de 268 bolsas de sangue em abril de 2012, 163 bolsas em novembro de 2012 e a mais recente campanha realizada no dia 13 de abril de 2013, obteve o número recorde de 279 bolsas.

Uma equipe de aproximadamente 15 profissionais estará atendendo todas as pessoas que desejarem colaborar doando sangue, a partir das 7h30 na Escola Maria da Silveira Vasconcellos. Estes profissionais farão o serviço de triagem - para saber se a pessoa está apta a doar sangue -, hematóclito – perfuração do dedo para coleta -, cadastro e a doação propriamente dita.

“A entrega de senhas será distribuída até às 12h, mas a doação continuará pelo período da tarde até que a última pessoa possa fazer a sua doação. A senha é entregue somente até o meio dia, pois precisamos de um tempo hábil para o deslocamento deste material até Jaú sem comprometê-lo”, informou Luciane.

Para aquelas pessoas que desejam doar sangue são necessárias algumas orientações recomendadas pelo Hemonúcleo tais como:

Nunca doar sangue em jejum (refeições pesadas aguardar 2 horas),

Não estar tomando medicamentos,

Ter idade entre 18 e 67 anos (as pessoas com mais de 60  anos podem doar 2 vezes ao ano),

Idade entre 16  e 17 anos pode doar acompanhado com mãe, pai ou tutor legal, ambos munidos de documentos com foto,

Ter peso acima de 50kg,

Não ser portador de hepatite, chagas ou HIV,

Não ter vida sexual promíscua,

Não ter tido convulsões,

Não ser usuário de drogas,

Não ter feito tatuagem recentemente.

Para todos, é imprescindível a apresentação do RG ou documento com foto.

O intervalo entre cada doação é de 60 dias para os homens e 90 dias paras as mulheres. Caso uma pessoa já tenha realizado uma doação de sangue recentemente, deverá observar estes períodos.

A doação de sangue é um processo seguro e rápido (15 minutos a partir da punção da veia), não obriga a outras doações, não aumenta a pressão e não engrossa o sangue. Além disso, o doador não corre risco nenhum de contaminação ao doar o sangue. Todo material utilizado está dentro de um rigoroso padrão de qualidade elaborado pelo Ministério da Saúde e órgãos internacionais, levando sempre em conta a saúde do doador e do receptor.

Veja mais


Secretaria de Saúde realizará Pré-Conferências em postos do município

O objetivo é promover e avaliar a situação da saúde da comunidade em todos os seus aspectos.

Ler notícia

Departamento fala sobre descarte de carnes

As merendeiras e diretoras das unidades escolares reclamaram do cheiro forte e do excesso de gordura.

Ler notícia


Comentários