Jovens de Sengés foram dispensados do Serviço Militar.
202 jovens receberam seus Certificados de Reservistas.
Ler notíciaNotícias da Região - 23/11/2015
Uma novidade no processo eleitoral deste ano para as 2,1 mil escolas estaduais será a extinção do voto paritário.
Com base na Lei Estadual n.º 18.590/2015, neste ano de 2015, a Secretaria de Estado de Educação regulamenta o Processo de Consulta à Comunidade Escolar para Designação de Diretores e Diretores Auxiliares das Instituições de Ensino da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná.
A eleição deste ano acontecerá no dia 03 de dezembro por meio de voto por chapa, direto, secreto, igualitário e facultativo aos membros da comunidade escolar aptos a votar, sendo vedado o voto por representação.
Puderam se candidatar os servidores que pertencem ao Quadro Próprio do Magistério (QPM), ao Quadro Único de Pessoal (QUP), ao Quadro de Funcionários da Educação Básica (QFEB) e/ou ao Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). Os atuais diretores também puderam se candidatar à reeleição.
Uma novidade no processo eleitoral deste ano para as 2,1 mil escolas estaduais será a extinção do voto paritário. Agora será considerado o voto universal, onde haverá o mesmo peso para professores, funcionários, alunos maiores de 16 anos e pais de alunos menores, tornando o processo de escolha mais democrático.
Em Sengés, somente em duas escolas haverá a disputa entre chapas; no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva e na Escola Estadual Professor Erasmo Braga. As demais haverá somente o processo eleitoral com chapa única.
No processo eleitoral do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, concorrerão ao cargo de Diretor (a) e Diretor (a) Auxiliar pela Chapa II, a atual Diretora Márcia Maria Teodoro e a Diretora Auxiliar, Christiane Maria Ribas Volaco Dorneles. Na Chapa I, o professor Márcio Padilha e a professora Cristina Margareth Weiss.
Já na Escola Prof. Erasmo Braga o atual Diretor Valdeir P. dos Santos compõem a Chapa II com o professor Célio Furlani. Na Chapa I, concorrem a professora Erotilde de Almeida e a professora Eliane Cusin.
No dia 03 de dezembro, a eleição terá início às 08h e se estenderá até às 22h, quando serão abertas as urnas e contados os votos em cada escola. Segundo a direção do Colégio Costa e Silva, haverá 05 (cinco) urnas para os quase 580 (quinhentos e oitenta) alunos e demais professores, funcionários e pais. Já na Escola Prof. Erasmo Braga, mesmo com praticamente o mesmo número de alunos, 581 no total, a direção achou por bem colocar apenas 02 (duas) urnas para alunos, professores, funcionários e pais.
Para os vencedores nas urnas, o mandato, segundo a Secretaria Estadual de Educação será de 04 (quatro) anos. Após dois anos, o Conselho Escolar, formado por alunos, pais, professores e funcionários fará uma avaliação sobre o cumprimento das metas e prestação de contas.
A direção de ambas as escolas destacou a importância do processo democrático de escolha e foram unânimes em dizer que é necessário e muito importante a participação de todos os alunos, pais, funcionários e professores; pois desta forma a democratização do espaço escolar se torna uma realidade daquilo que a comunidade deseja.
202 jovens receberam seus Certificados de Reservistas.
Ler notíciaPrefeitura de Itapeva recebe ônibus adaptado no valor de R$ 130 mil
Ler notíciaCantor sob ao palco para tocar canções que o consagraram como ídolo teen
Ler notíciaEvento contou com a participação de mais de 600 prefeitos dos municípios contemplados.
Ler notícia