Cultura - 10/10/2015

Itararé recebe teatro móvel solar no Dia das Crianças.

Com o patrocínio da CCR SPVias e o apoio do Instituto CCR, o Teatro a Bordo estaciona em Itararé nos dias 12 e 13 de outubro.



  • O Teatro a Bordo levará a Itararé dois dias de atividades gratuitas em seu contêiner que vira palco, iluminado com energia solar. Nos dias 12 (Dia das Crianças) e 13 de outubro o caminhão da trupe estacionará na Praça São Pedro, no Centro, em parceria com a CCR SPVias e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura.

  • O projeto tem quase oito anos de estrada e foi visto por mais de 300 mil espectadores em aproximadamente 150 cidades brasileiras.

O Teatro a Bordo levará a Itararé dois dias de atividades gratuitas em seu contêiner que vira palco, iluminado com energia solar. Nos dias 12 (Dia das Crianças) e 13 de outubro o caminhão da trupe estacionará na Praça São Pedro, no Centro, em parceria com a CCR SPVias e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura. Entre as atividades previstas (ver abaixo) estão cortejos, oficinas educativas, peças de teatro e apresentações de artistas locais.

O projeto tem quase oito anos de estrada e foi visto por mais de 300 mil espectadores em aproximadamente 150 cidades brasileiras. Nesta temporada, porém, o contêiner-palco se transformou. Os criadores decidiram gerar a eletricidade que ilumina seus espetáculos e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes da commedia dell'arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias!

"Instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos. Além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante a noite, estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura", explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo.

Ainda assim, segundo Talita, outras fontes são necessárias para o funcionamento dos equipamentos de sonorização. “ Contamos com um sistema híbrido, que utiliza gerador e energia solar. Desta forma, atendemos a públicos de até duas mil pessoas em uma única apresentação”, completa.

O projeto passará ainda por Avaré, Itapeva e Tatuí, no interior do estado de São Paulo.

A Caravana Teatro a Bordo tem o patrocínio da CCR SPVias, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. É uma realização da BERTHI Produção e Arte e Ministério da Cultura, com apoios do Instituto CCR, JLeiva e da Prefeitura Municipal de Itararé.

Programação

O Teatro a Bordo oferece diversidade em sua programação: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.

Programação livre para todas as idades.

Confira!

 

Local: PRAÇA SÃO PEDRO - CENTRO - ITARARÉ/SP

Gratuito

DIA 12 DE OUTUBRO - segunda-feira - Dia das Crianças

11h00 - Cortejo de Chegança dos Artistas na Praça

14h00 - Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES

16h30 - Teatro EMBORNAL DE HISTÓRIAS

17h30 - Apresentações dos Artistas da cidade

18h30 - Vídeo

19h00 - Teatro DE SOL A SOL

DIA 13 DE OUTUBRO - terça-feira

09h30 - Teatro EMBORNAL DE HISTÓRIAS

11h00 - Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES

Sinopses:

CORTEJO DE CHEGANÇA

A Caravana Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e músicos e faz um cortejo pelas ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.

BONECOS BRINCANTES

Oficina-Intervenção. Duração de 120min.

De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva

com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.

EMBORNAL DE HISTÓRIAS

Espetáculo de teatro. Duração de 50min. Com Grupo Teatro Aberto.

Dois contadores de histórias se encontram e dividem suas experiências de viagens pelo mundo. A tradição oral em primeiro plano, com narração de contos recolhidos por Câmara Cascudo.

DE SOL A SOL

Espetáculo de teatro. Duração de 60min. Com Grupo Teatro Aberto.

Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares.

Veja mais


Corais da região integram a Cantata de Natal

Às 20h do dia 22, domingo, a Praça São Pedro será palco do festival

Ler notícia

1ª Conferência Municipal de Cultura em Itararé

Encontro acontece às 13h do dia 19 na Câmara Municipal

Ler notícia

Fafit recebeu oficina do Pontos Mis.

O visitante, Pedro Maciel Guimarães, doutor em Cinema e Audiovisual ministrou uma oficina sobre curtas brasileiros.

Ler notícia

São feitas de tecido, linha e enchimento e se falassem diriam que são feitas com puro talento

Tudo começou com a necessidade de pagar um book de sua filha,hoje ela dá aulas de como fazer bonecas

Ler notícia


Comentários