Economia - 07/08/2015

Por quê comprar dos pequenos negócios?

Na atual crise que o País atravessa, precisamos mudar a nossa forma de agir, apoiando ainda mais a economia local e o dono de um pequeno negócio.



  • Na atual crise que o País atravessa, precisamos mudar a nossa forma de agir como consumidores,apoiando ainda mais a economia local e o dono de um pequeno negócio.

Fundamentais na economia, os pequenos negócios mantidos pelos empreendedores são a forma mais eficiente de se iniciar o processo de fixação da riqueza local em todos os segmentos econômicos.

Além de buscar capacitação para administrar o próprio negócio, o empresário precisa contar com ambiente favorável para progredir. Por isso, incentivar o fortalecimento desses empreendimentos para que possam gerar mais empregos é um desafio constante.

Na atual crise que o País atravessa, precisamos mudar a nossa forma de agir como consumidores, tendo mais responsabilidade com as nossas compras, apoiando ainda mais a economia local e o dono de um pequeno negócio.

São inúmeras as vantagens de se relacionar com pequenos negócios locais. Há um significado especial quando se trata do dia a dia de uma pequena cidade ou de um bairro. O contato com as empresas locais fortalece as relações entre vizinhos, tornando-os centros receptivos e disseminadores de informações, lugares para se reunir e conversar.

Outra vantagem é que proprietário e consumidor se conhecem. Além da confiança e atenção pessoal oferecidas pela empresa de pequeno porte serem diferenciais significativos, há ainda uma série de conveniências que são impensáveis em alguns negócios grandes, como por exemplo conforto e proximidade, serviços mais personalizados e formas exclusivas de negociar. O pequeno comércio se ajusta de forma mais rápida ao consumidor quando o assunto é preço, trazendo produtos mais adequados ao que se pode pagar.

Na crise econômica, compre das empresas locais e fortaleça sua cidade, região ou bairro. Isso garante que o dinheiro investido em lojas locais continue a circular, contribuindo de forma imediata para a prosperidade da região.

Há pesquisas mostrando que o dinheiro gasto em lojas locais circula três vezes na região antes de desaparecer no conjunto da economia. E esse benefício é redistribuído para indivíduos e famílias nas proximidades. Isso faz muita diferença para trabalhadores que tiveram o primeiro emprego em um pequeno negócio e para milhões de brasileiros que sustentam suas famílias a partir do trabalho em uma pequena empresa.

Promover ações que beneficiem o surgimento e a expansão dos pequenos negócios é uma estratégia de sucesso para a geração de mais empregos, aumento da formalidade, atração de investimentos sustentáveis e fortalecimento da economia local e também um incentivo à cidadania.

Veja mais


ICMS e NFC-e: como o varejo deve ficar atento às mudanças válidas em janeiro.

As mudanças não são poucas e muitas empresas não estão conseguindo atingir os prazos estipulados.

Ler notícia

O ‘Artesanato em Si’ feito à mão por duas artesãs.

Simples como somar um e um que resultam em dois, ou melhor duas artesãs de muito talento e que decidiram abrir seu próprio negócio.

Ler notícia

Sebrae-SP reúne segmento de beleza para discutir melhorias na gestão.

Evento apresentará alternativas para melhorar desempenho das empresas do segmento.

Ler notícia


Comentários