Religião - 30/06/2013

Festa de São Pedro deste ano foi prejudicada pelo mau tempo

Chuva deu uma trégua e missa na Praça Francisco Alves Negrão teve a presença de muitos fiéis.



Infelizmente, segundo avaliações dos festeiros e da organização da tradicional Festa de São Pedro, o mau tempo prejudicou as festividades e a arrecadação prevista para os diversos projetos da Paróquia.

Mesmo assim, muitos fiéis e visitantes estiveram em diversos momentos participando desta importante festa em honra ao santo, que mesmo sem ser o padroeiro da cidade, enraizou-se na cultura popular e tornou-se patrono de toda uma comunidade.

A missa celebrada pelo Bispo Dom José Moreira de Melo e concelebrada pelos padres, Elizio e Sebastião, além do pároco Jiuciney V.de Jesus Cambuí, lotou a Praça Francisco Alves Negrão na manhã do sábado (29).

Numa entrevista exclusiva para o Jornal Cidade de Itararé, o Bispo Dom José falou da importância desta festa para o povo católico de nossa cidade. “Toda festa que é celebrada com a devoção do povo, ela é um instrumento importante para o crescimento de cada indivíduo no seu compromisso de fé. Não é diferente aqui em Itararé. A gente manifesta a alegria por podermos contribuir para que o povo cresça no seu compromisso cristão. A celebração da festa é um aspecto de “massa” em certo sentido, mas também tem momentos que podem ajudar para um trabalho mais detalhado como sempre ocorre. Cada novena possui temas específicos que são trabalhados com o povo para o entendimento da palavra de Deus e que somados com a religiosidade popular faz uma boa soma para ajudar o povo em todos os aspectos que são necessários”, concluiu o bispo da Diocese de Itapeva, Dom José Moreira de Melo.

Por sua vez, o Pároco e Pe. Jiuciney V. de Jesus Cambui, agradeceu a todos que de uma forma ou outra contribuíram para a realização de mais esta festa em honra a São Pedro. “Desde os festeiros das barracas e da cozinha de um modo geral, aos que organizaram esta celebração, músicos e leitores, ao Tiro de Guerra, aos organizadores do leilão, a prefeita Maria Cristina Magno Ghizzi, ao vice- prefeito José Eduardo ao ex-prefeito Luiz Cesar Perucio, a coordenadoria de Cultura na pessoa de Murilo Cleto que organizou a parte dos shows da festa, a Guarda Civil Municipal, ao Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, enfim, a todos que colaboraram para a realização e o sucesso de mais esta festa. Caso tenha esquecido de mencionar alguém, me perdoem, mas este momento muitas vezes torna-se difícil de nomear um por um, mas sintam-se todos agradecidos”, concluiu o Pároco Pe. Jiuciney.

Após o encerramento da missa na Praça Francisco Alves Negrão, aconteceu o também tradicional leilão, organizado por Jorge Antunes da Rosa e a equipe de Gigio Martins. O animador deste leilão foi o locutor de rádio e de rodeios, Odemil Wagner. Diversos lances foram realizados e foram leiloados desde leitoas assadas até diversos lotes de gado doados pelos produtores rurais de Itararé. Com o dinheiro do leilão, a Paróquia de Itararé continuará com as obras da construção da torre da igreja matriz, fará melhorias de infraestrutura em algumas comunidades para melhor acolher aos fiéis e também estará adequando as igrejas com o projeto do AVCB dos bombeiros.

Veja mais


Chuva leve não atrapalhou a missa da Festa de São Pedro.

Vários fiéis tiveram que utilizar guarda-chuvas em diversos momentos.

Ler notícia

Papa nomeia bispo para Amargosa e coadjutor de Itapeva.

Padre Arnaldo Carvalheiro Neto, foi nomeado novo bispo coadjutor de Itapeva (SP).

Ler notícia

Sistema Integral da Nova Evangelização

Uma tendência que está conquistando várias dioceses.

Ler notícia


Comentários