Cultura - 11/07/2015

Artesanato de Itararé será representado no evento Revelando São Paulo.

A palha de milho vira arte na mão deste itarareense que representa nossa cultura.



A Prefeitura Municipal de Itararé através de sua Coordenadoria de Turismo realiza o trabalho de apoio e incentivo ao Artesanato de Itararé com ações de estruturação e divulgação da atividade.

O artesanato de Itararé será representado no evento Revelando São Paulo – Vale do Paraíba pelo artesão Aristides Antonio Almeida, a tradicional feira cultural paulista será realizada na cidade de São José dos Campos entre os dias 8 a 12 de julho.

O artesão de 45 anos de idade nasceu em Itararé e viveu boa parte de sua vida na Vila Osório, hoje seu ateliê e residência se localizam no Bairro do Cerrado.

Trabalhando com artesanato há 19 anos, Aristides se emociona ao narrar sua experiência em uma atividade desconhecida para muitas pessoas.

A vocação para o trabalho manual sempre se manifestou em sua vida até o momento em que ele resolveu ser mais persistente e passou a acreditar na atividade com mais fervor, esse fato foi marcante para o direcionamento de sua criação artística, que traz forte inclinação para os temas religiosos.

Os materiais usados em sua arte são a palha de milho, sementes, cipós, corante natural e outros elementos que permitem que suas peças se qualifiquem como artesanato puro, ou seja, aquele que traz elementos culturais e materiais que se identifiquem com o local de origem.

Aristides já recebeu prêmio pela peça Presépio e seu trabalho tem reconhecimento internacional.

“Eu acredito na força que move meu trabalho e agradeço a São José, padrinho dos artesãos pelas conquistas da minha família” comenta o artesão.

Segundo o Coordenador de Turismo Edilson Moraes: “O artesanato municipal tem recebido a devida atenção e faz parte da promoção do Turismo Cultural, estamos trabalhando na melhoria do espaço da Casa do Artesão e em outras iniciativas que visam fomentar essa atividade”.

Veja mais


Blues Jam Session no Teatro Municipal Sylvio Machado!

Reunião de músicos acontece às 20h do dia 12. Entrada é gratuita

Ler notícia

Abertas inscrições para Oficina de Enquadramento

Atividade ocorrerá dia 08 de agosto no Sylvio Machado

Ler notícia

VICC recebe mais de R$ 6 mil com a venda da biografia do empresário Gumercindo

Mais de trezentas pessoas estiveram presentes ao lançamento

Ler notícia

Acidentes de Cama e Mesa com Cia. Filhos da Pauta está em cartaz no Teatro Municipal

Uma série de acontecimentos surreais e controvertidos levam o espectador ao delírio e a gargalhadas sem fim.

Ler notícia


Comentários