Política - 20/06/2015

Vereadores recebem explicações sobre iluminação pública.

"Iluminação é uma questão de segurança", diz vereador Laércio Amado.



  • A iluminação pública em Itararé é deficiente.

Desde abril de 2015 é a Prefeitura - se utilizando de empresa contratada emergencialmente - a responsável pela troca de lâmpadas e outros reparos na iluminação pública (IP) da cidade, ainda que não tenha sido oficializada a municipalização, conforme previa resolução da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.

Por orientação de consultoria jurídica especializada a Prefeitura não assumiu formalmente os ativos da Elektro porque 82% do equipamento instalado estava fora de padrão determinado pela ABNT, conforme laudo técnico emitido por empresa do setor. Há hoje um impasse na negociação e o Ministério Público será inclusive notificado pela Prefeitura.

Esta informação foi repassada aos vereadores pelo secretário de Administração, Antônio Eduardo Furlani Gradin, o Tatá, na quinta-feira (11), convocado pela Câmara para esclarecer procedimentos da Prefeitura em relação ao assunto.

Outros pontos em destaque nas explicações do secretário:

Pedidos de reparação na iluminação pública

Os consumidores deverão ligar exclusivamente para a Prefeitura, no telefone 3532-8000, ramal 8010. O pedido deverá ser atendido em até cinco dias. Na troca, lâmpadas de 70W estão sendo substituídas pelas de 100W.

Apoio da Guarda Municipal

A Guarda Municipal deverá brevemente colaborar no trabalho de identificação de pontos com problemas de iluminação.

Déficit na conta

Os recentes reajustes das tarifas de energia elétrica promovidas pelo governo federal aumentaram as despesas do município. Desde então, o valor arrecadado com a taxa de IP, cobrada na conta do consumidor final, não tem sido suficiente para cobrir os custos, gerando um déficit mensal.

Parceria

Tatá pediu uma aproximação e ajuda do Legislativo, segundo ele, "numa batalha que está apenas começando", referindo-se ao processo de municipalização.

"Queremos colaborar com a Administração. Somos cobrados pela população sobre a qualidade da iluminação pública que é também uma questão de segurança", enfatiza o vereador Laércio Amado.

Veja mais


Prefeita Cristina Ghizzi utiliza-se de prerrogativa legal para ausentar-se dos trabalhos.

Chefe do Executivo estaria em São Paulo mas esta informação não foi confirmada.

Ler notícia

22ª Sessão da Câmara Municipal de Itararé foi marcada por uma notícia desconsertante.

O vereador Dr. Junior no uso da tribuna falou sobre o rompimento do convênio com a FURP.

Ler notícia

Milton Monti lança canal de vídeos no You Tube para simplificar a política brasileira

O parlamentar aposta na abordagem clara de assuntos cotidianos, no diálogo aproximado com o público

Ler notícia


Comentários