Turismo - 25/08/2014

Caminho das Tropas estreita as relações do Turismo cultural entre Itararé e Sorocaba.

A Tropeada faz parte do calendário anual da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo.



Na última quinta feira, 21 de agosto, a Coordenadoria de Turismo de Itararé, recebeu um Voto de Congratulação da Câmara Municipal de Sorocaba pela organização e participação da 9ª Tropeada Itararé a Sorocaba realizada este ano.

A Tropeada faz parte do calendário anual da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo e tem por objetivo o resgate cultural do antigo caminho percorrido pelos tropeiros que vinham de Viamão-RS com destino a feira de muares em Sorocaba-SP no final do século XVIII.

Itararé é o inicio do trecho paulista do caminho, inclusive o nome da Barreira surgiu de um posto de registro e coleta de impostos que havia no local, o desenvolvimento e as distancias em quilômetros entre os municípios da região são originários do traçado do caminho e os pontos de paradas e pouso das tropas.

Nesse mesmo dia o Coordenador de Turismo, Edilson Moraes foi recebido pelo Prefeito de Sorocaba Sr. Antonio Pannunzio e a Secretaria de Culturae Lazer Sr.ª Jaqueline da Silva e o tema da conversa foi a aproximação dos poderes públicos para a criação de um projeto para a realização da 10ª Tropeada de 2015.

Segundo Edilson: “ A conversa foi produtiva, o município sorocabano está disposto a investir no Tropeirismo e essa aproximação poderá trazer benefícios para Itararé. O Caminho das Tropas é de interesse turístico pela visibilidade que o evento proporciona e aquece também o mercado do Turismo Rural, Itararé tem uma forte ligação com o Ecotropeirismo e estruturar essa atividade é muito importante para o desenvolvimento do Turismo em nossa cidade, finaliza o coordenador”.

Veja mais


Coordenadoria de Turismo de Itararé cria projeto Monitores Mirins.

Objetivo é de cada aluno se torne um agente multiplicador na comunidade aonde vive e na sociedade em geral.

Ler notícia

Vereadores participam de encontro sobre nova lei de apoio ao turismo do interior.

A lei cria a categoria de Município de Interesse Turístico e mais 140 cidades serão beneficiadas com repasse de recursos do Estado.

Ler notícia

Associação Intermunicipal Circuito Caminho das Tropas promove reunião em Itararé.

Diversas cidades da região estiveram presentes para definir novos estímulos para o turismo rural e cultural.

Ler notícia

Turismo Religioso é lançado na região com a presença do Bispo Dom José M. de Melo.

Esse segmento desloca cerca de 15 milhões de pessoas por ano no Brasil.

Ler notícia


Comentários