Turismo - 25/08/2014

Caminho das Tropas estreita as relações do Turismo cultural entre Itararé e Sorocaba.

A Tropeada faz parte do calendário anual da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo.



Na última quinta feira, 21 de agosto, a Coordenadoria de Turismo de Itararé, recebeu um Voto de Congratulação da Câmara Municipal de Sorocaba pela organização e participação da 9ª Tropeada Itararé a Sorocaba realizada este ano.

A Tropeada faz parte do calendário anual da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo e tem por objetivo o resgate cultural do antigo caminho percorrido pelos tropeiros que vinham de Viamão-RS com destino a feira de muares em Sorocaba-SP no final do século XVIII.

Itararé é o inicio do trecho paulista do caminho, inclusive o nome da Barreira surgiu de um posto de registro e coleta de impostos que havia no local, o desenvolvimento e as distancias em quilômetros entre os municípios da região são originários do traçado do caminho e os pontos de paradas e pouso das tropas.

Nesse mesmo dia o Coordenador de Turismo, Edilson Moraes foi recebido pelo Prefeito de Sorocaba Sr. Antonio Pannunzio e a Secretaria de Culturae Lazer Sr.ª Jaqueline da Silva e o tema da conversa foi a aproximação dos poderes públicos para a criação de um projeto para a realização da 10ª Tropeada de 2015.

Segundo Edilson: “ A conversa foi produtiva, o município sorocabano está disposto a investir no Tropeirismo e essa aproximação poderá trazer benefícios para Itararé. O Caminho das Tropas é de interesse turístico pela visibilidade que o evento proporciona e aquece também o mercado do Turismo Rural, Itararé tem uma forte ligação com o Ecotropeirismo e estruturar essa atividade é muito importante para o desenvolvimento do Turismo em nossa cidade, finaliza o coordenador”.

Veja mais


Prefeitura de Itararé irá reativar a trilha do Mirante do Morro Chato.

Esse belo atrativo turístico faz parte do investimento que a prefeitura está fazendo, que visa o desenvolvimento do Turismo Rural no município.

Ler notícia

Prefeitura irá instalar novas placas de sinalização indicativa

O projeto contempla nessa primeira fase, a área central na Rua São Pedro.

Ler notícia

Itararé (SP) busca título de ‘Município de Interesse Turístico’

Serão 140 cidades contempladas no estado com investimento de R$550 mil anuais.

Ler notícia

Itararé recebe base de grupamento ambiental

Esta base será inaugurada no dia 09 de julho no Parque da Barreira

Ler notícia


Comentários