Agricultura - 19/06/2014

Prefeitura investe R$ 500 mil na aquisição de produtos da agricultura familiar em Itapeva.

Programa subsidiará a compra de alimentos para suprir as necessidades das entidades assistenciais do município.



A Câmara Municipal de Itapeva aprovou projeto de lei de autoria do Poder Executivo instituindo o Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (PMAIS), que estabelece a compra direta de produtos da agricultura familiar para suprir as necessidades das entidades assistenciais, bem como de famílias em situação de risco social e vulnerabilidade nutricional no município.

De acordo com o projeto, a Prefeitura investirá R$ 500 mil ao ano na aquisição de alimentos, por meio de recursos destinados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. O controle e a gestão da participação social do PMAIS serão administrados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Itapeva (CMDRI).

Na mensagem encaminhada aos vereadores, o prefeito Roberto Comeron argumentou que a finalidade do projeto é promover a inclusão econômica e social dos agricultores familiares através do fomento à produção com sustentabilidade, ao processamento de alimentos, à industrialização e a geração de renda.

Para participar, o agricultor familiar e o empreendedor familiar rural deverá cumprir os requisitos estabelecidos na lei e poderá vender ao município por meio de suas cooperativas e demais organizações formais.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Rafael Campolim, além de beneficiar o agricultor, o PMAIS irá aquecer a economia gerando mais trabalho e renda no campo. “Quero agradecer a iniciativa do prefeito Roberto Comeron e aos vereadores pelo apoio dado aos agricultores com a aprovação desse projeto”, disse o secretário.

Veja mais


Em março, IBGE prevê safra 3,6% maior que a de 2014.

Índice foi baseado no LPSA que é uma pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas.

Ler notícia

Secretaria da Agricultura abre inscrições para curso de piscicultura

Abertas as inscrições para o Curso de Criação de Peixes em Viveiro Escavado

Ler notícia

Ministério da Agricultura prioriza controle de oito pragas.

Lista elaborada pelo ministério apresenta doenças de maior risco fitossanitário.

Ler notícia


Comentários