Notícias da Região - 05/05/2014

Assistência Social dá início as turmas de Violão e Informática em Sengés.

De forma gratuita, muitos talentos deverão surgir entre cordas musicais e teclados.



  • Aulas de violão oferecidas na Unidade de Assistência Social de Sengés-PR

  • Nas aulas de informática somente em 20 dias, já são mais de 85 alunos interessados em aprender.

  • São alunos de 08 a 25 anos que recebem noções básicas de como utilizar o computador.

A Prefeitura Municipal de Sengés através da Secretaria de Assistência Social deu início às atividades do curso de violão e informática oferecidos na Unidade de Assistência Social.

As oficinas de violão e informática fazem parte do projeto ‘Apoio e Resgate Social’ que prevê ainda outras oficinas como Capoeira, Atividade Física, Dança, Flauta Doce e Pintura em Tecido que estarão acontecendo em vários bairros do município. “Inclusive com algumas destas oficinas sendo realizadas em Reianópolis e Ouro Verde”, diz a Secretária Municipal de Assistência Social, Elizangela Henning Miranda.

A oficina de violão teve início na semana passada e já houve uma grande procura com 100 (cem) alunos matriculados, segundo informou o professor Rafael dos Santos Vergueiro (25) mais conhecido no meio musical por Rafael ‘Maná’.

Segundo Rafael, “estes primeiros alunos foram colocados em 10 (dez) turmas com 10 (dez) alunos cada, das 08h às 17h sempre das segundas as quintas-feiras”. Mesmo com a grande procura, ainda existem vagas, pois segundo o professor o projeto prevê até 14 (quatorze) turmas.

Podem participar das oficinas crianças, adolescentes e jovens de 08 (oito) a 18 (dezoito) anos que estejam cadastrados no CadÚnico (Bolsa Família) ou de famílias cadastradas na Assistência Social. “Na hipótese de não completar o número de vagas, então abriremos um precedente matriculando outras crianças, adolescentes e jovens que não estão cadastrados na Secretaria de Assistência Social”, informou Rafael ‘Maná’.

Todos os instrumentos foram adquiridos pela atual administração, cerca de dez violões novos com capa, dez estantes e dez pedestais de apoio para as partituras. Também foram adquiridos para Casa Lar, dois violões e dois teclados novos, onde as crianças abrigadas estão tendo aulas semanalmente.

Segundo Rafael, cada aluno é diferente um do outro. Alguns com mais facilidade para a música e outros nem tanto, mas que ao final, terão o mesmo nível de aprendizado. “Estamos planejando uma apresentação coletiva de tudo aquilo que eles aprenderam aqui no projeto. Provavelmente para o final deste ano em local e horário a ser definido. Esta será uma oportunidade para valorizar o esforço de cada aluno”, concluiu Rafael dos Santos Vergueiro.

Outra oportunidade que a Secretaria de Assistência Social está proporcionando para crianças, jovens e adultos em Sengés, são as aulas de informática.

Em menos de vinte dias, já são 85 (oitenta) e cinco alunos divididos entre os períodos diurno e noturno com aulas ministradas pelo professor Leniel Gangi. Segundo Gangi, existem alunos de 08 (oito) a 25 (vinte e cinco) anos e que recebem conceitos básicos sobre Windows, Office, Power Point e outros programas que todos precisam saber para a inserção no mercado de trabalho. “Muitos chegam aqui sem mesmo saber ligar um computador, pois muitas vezes não tem em suas casas. Mas aos poucos vamos repassando estas informações e eles vão gostando das atividades”, diz satisfeito o professor Gangi.

Os interessados em participar das oficinas podem procurar a Unidade de Atendimento da Assistência Social localizada na Rua Prefeito Daniel Jorge,871 no centro em horário de expediente municipal.

Veja mais


Convênio para Zona Azul é tema de reunião.

Em reunião da Comissão Pró-Itapeva, a Adesai solicitou convênio para a continuidade dos trabalhos dos Jovens Aprendizes.

Ler notícia

Câmara Municipal entrega honrarias a munícipes ilustres no dia 21.

Na solenidade, Bertholdo Klinger Felippe e Eduardo de Vincenzo serão homenageados.

Ler notícia

Vice-Governador do Paraná visita Sengés

No roteiro de visitas, fizeram parte ainda, as cidades de Carambeí, Castro e Jaguariaíva.

Ler notícia

Obras na Avenida Mário Covas entram na reta final.

Área já vem sendo apontada como o novo cartão postal da cidade

Ler notícia


Comentários