Cotidiano - 30/04/2014

ACEI completa 27 anos.

Nesta quarta-feira (30 de abril), a Associação Comercial e Empresarial de Itararé, importante instituição de nossa cidade, completa 27 anos.



  • ACEI - 27 anos de muita dificuldade mas também de trabalho e conquistas.

  • Atual sede da ACEI de Itararé.

  • ACEI atualmente conta com 300 associados.

Fundada por um grupo de comerciantes empreendedores, em 30 de abril de 1987, a ACEI teve como primeiro presidente Eurico Paulo Lopes (vereador da Câmara Municipal).

Na primeira reunião participaram Laércio Cusin (comerciante cerealista), Luiz Carlos Rigonatti (Chulinha - Fábrica de Calças Plásticas), Osmar Bandoni (Casa Alberto Bandoni), Jorge Antunes da Rosa (Escritório Itararense), João Batista Fabri de Oliveira (Posto Fabri e Posto Estradão), Norahir Nogueira (Norahir Decorações), José Marques de Souza Aranha, Abel Barreto (Auto Peças Barreto), Luis Gonzaga Ruivo e outros mencionados na ata de fundação.

“Nesta reunião, de 30 de abril de 1987, realizada no Clube Atlético Fronteira - conforme ata mencionada, fui participante ativo como sócio – proprietário da Graficenter (Gráfica Center Itararé Ltda.) Ass. Odair Barreira”, trecho retirado da ata original.

“Propusemos como objetivo principal da Associação Comercial e Industrial de Itararé uma união dos comerciantes e industriais para cuidar dos interesses do comércio e da indústria, pilares do desenvolvimento urbano”, trecho retirado da ata original.

As primeiras reuniões eram realizadas no salão do CAF, na fábrica do Chulinha, no salão do IBGE e no Tiro de Guerra (sala de alistamento – primeira sede).

Em maio de 1990, o então prefeito, Walter Coquemala, pediu a sala onde à ACEI funcionava, na Junta Militar, por ter vencido um acordo que estabelecia um determinado período de tempo de cessão para uso.

A partir de então, no dia 19/06/1990, a associação alugou o Box 22 no Mercado Municipal e também instalou um telex (avanço para a época).

O presidente da época, Dirceu Vieira, comenta que foi neste período que a ACEI começou a ter efetivamente suas ações. Vieira também foi o presidente que lançou o primeiro exemplar da Revista do Comércio, que era totalmente datilografada em uma folha A4.

Em março de 1992 foi fundado o Sindicato Patronal do Comércio, e em abril do mesmo ano teve início o circuito RA 10, que é a reunião mensal das coirmãs da região, sendo Itapetininga designada como sede. Ainda em 1992 foi instalado um telefone adquirido por alguns dos sócios, sendo posteriormente doado à Instituição. No próximo ano, em 1993, a ACEI comprou o Box 22, com 12 m².

“No início era muito dificultoso, para se chegar aos 60 associados foi um dilema. Eram feitas várias ações para arrecadar dinheiro para manter a instituição”, comentou Dirceu Vieira.

A nova sede, com 310 m², foi inaugurada em 27 de julho de 1995, quando Djalma Soares Morais estava à frente da presidência.

“Desde então a associação passou a oferecer xerox, fax, plastificação e comprou computadores para se informatizar, o que foi de grande utilidade pois, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) passou de 300 para 6.000 nomes negativados e interrompeu a distribuição de listas mensais. As informações passam a ser dadas por telefone de forma rápida, pela implantação de um sistema informatizado que dava a resposta em “incríveis” dois minutos.  Hoje, via internet, a informação é dada em, no máximo cinco segundos, se a provedora de internet não estiver com problemas”, comentou Djalma.

Em 1997 foram adquiridos mais três telefones, com recursos próprios. Um grande feito para a época.

O maior número de sócios da ACEI foi registrado em 1996, 320 sócios. Atualmente a associação conta com 300 sócios.

“Hoje a Associação Comercial conta com sistema de consultas e registros SCPC on line, Cartão Convênio, revista informativa, locação de salas, campanhas promocionais, DVDteca, cursos e palestras, parceria com o SEBRAE, serviços de xerox, fax, plastificação, 2ª via boleto entre outros. Sendo que o mais importante é a representatividade dentro dos mais variados setores da comunidade itarareense”, finalizou o atual presidente, Reinaldo Santiago.

Veja mais


Lojas Ipiranga inaugura sua nova loja.

Num ambiente de muito bom gosto, os proprietários da Lojas Ipiranga receberam seus clientes.

Ler notícia

Famílias do Cerrado e Pedra Branca recebem doações da Campanha do Agasalho 2013

Várias famílias terão mais roupas e cobertores para se aquecerem neste inverno

Ler notícia

Acidente entre Itaporanga a Riversul nesta sexta-feira (06)

Carreta desviou de curiosos que estavam na pista observando desmoronamento.

Ler notícia

Etec de Itararé abre processo seletivo de docentes

Interessados podem procurar maiores informações na ETEC de Itararé, rua Campos Salles,1320

Ler notícia


Comentários