Política - 27/02/2014

Estado dá trabalho para dependentes em tratamento

O programa Recomeço oferece tratamento de saúde, reinserção social e apoio familiar.



  • Eloísa Arruda e Dr. Ulysses no Palácio da Justiça

O deputado estadual Dr. Ulysses (PV) participou da solenidade em que o governador Geraldo Alckmin e a secretária da Justiça, Eloisa de Sousa Arruda, lançaram o programa de emprego a dependentes químicos em tratamento.

O salário será de R$ 395,00, incluindo vale-transporte e vale-refeição. Serão oferecidas, no início, 40 vagas para cidadãos que aderiram ao Programa Recomeço. “Uma iniciativa fundamental do governador Geraldo Alckmin e da secretária Eloisa Arruda porque dá mais estímulo e força às pessoas em tratamento na caminhada para a vitória contra o crack. É um passo importante para a recuperação plena da dignidade por essas pessoas. O governo está de parabéns”, declarou Dr. Ulysses.

As vagas de emprego serão para atuar como auxiliar de serviços gerais e administrativos na Secretaria da Justiça e no Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas).

A iniciativa faz parte do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego. Só serão contratados os interessados que aderiram ao Programa Recomeço, pois o objetivo é oferecer um serviço que inclua tratamento e capacitação profissional, garantindo ao dependente químico uma nova oportunidade de vida. "O tratamento é essencial para essa doença, que precisa de acompanhamento", explicou o governador.

O contrato da Frente de Trabalho terá duração de nove meses. Os dependentes trabalharão de segunda a quinta-feira, seis horas por dia, e devem seguir em tratamento no Cratod. Na sexta-feira, participam de curso de capacitação profissional.

O programa Recomeço (que oferece tratamento de saúde, reinserção social e apoio familiar) realizou, em um ano, 2.873 internações voluntárias, 353 involuntárias (ocorrem a pedido de parentes ou terceiros); e quatro compulsórias (por decisão judicial). Mais 848 serão abertas nos próximos meses. “Não tínhamos modelo pronto, o projeto foi crescendo no dia a dia e abriu portas para muitas ações como as vagas de acolhimento social em todo o Estado e a reinserção social, com criação de vagas do trabalho”, ressaltou a secretária.

Já as vagas do Programa Frente de Trabalho, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, serão ampliadas de acordo com a demanda.

Os municípios do interior do Estado receberão vagas e cursos de qualificação profissional através do Via Rápida Emprego, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Veja mais


Vereadores de Itararé discutem meio ambiente em Frente Parlamentar.

Por sua participação na bancada, Itararé recebeu voto de congratulação da Câmara de Sorocaba.

Ler notícia

Câmara aprova piso salarial para agentes da Saúde.

Com esta medida, o município passa a atender o que estabelece a Lei Federal 12.994/2014 a respeito do tema.

Ler notícia

Dr.Willer confirmou na sessão desta segunda-feira (08) que não é mais o líder da Prefeita.

"Desta vez não volto atrás em minha decisão", disse o vereador no uso da tribuna.

Ler notícia

Dr. Ulysses aprova projeto de mais recursos para saúde de municípios de IDH baixo

O projeto, se transformado em lei, vai beneficiar uma população de mais de oito milhões de pessoas

Ler notícia


Comentários