Turismo - 15/02/2014

Associação Intermunicipal Circuito Caminho das Tropas promove reunião em Itararé.

Diversas cidades da região estiveram presentes para definir novos estímulos para o turismo rural e cultural.



Aconteceu na Câmara Municipal de Itararé na última terça-feira (11) a segunda reunião da Associação Intermunicipal Circuito Caminho das Tropas e estiveram presentes lideres do turismo regional, vereadores, membros da Associação e representantes das cidades deItararé, Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, São Miguel Arcanjo, Araçoiaba da Serra, Iperó, Tatuí, Porangaba, Boituva e Sorocaba.

A pauta principal foi dar continuidade ao processo de reorganização da associação e ficou decidido pela formação de uma comissão formada pelos representantes dos municípios presentes para apresentarem aos prefeitos dos municípios envolvidos, a importância e necessidade da formação do Conselho de Prefeitos, o qual pode deliberar em última instância, sobre os assuntos gerais da associação e assim seguir o processo de constituição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

O Caminho Paulista da Tropas faz parte do calendário turístico cultural do estado de São Paulo e existe um projeto de lei nº 1210, de 2009, que se dá a denominação de Caminho Paulista das Tropas, ao trecho da rodovia SP-259, entre o quilometro 99,5 da rodovia, Bairro Capelinha (município de Itaberá até o quilometro 357 + 800 mts, perímetro urbano em Itararé. Outro projeto de lei Nº 13.453, DE 13 de março de 2009 instituí o “Dia do Tropeiro”, a ser comemorado, anualmente, no dia 22 de maio.

Os Tropeiros apareceram entre os séculos 17 e 19, viajavam no lombo de burros e mulas em um percurso que era a única ligação comercial entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil entre Viamão-RS e Sorocaba-SP.

Itararé tem destaque especial, pois a passagem entre os estados de São Paulo e Paraná, no Rio Itararé, ficou conhecido como Barreira, devido a um posto de coletoria de impostos que havia no local.

De acordo com Edilson Moraes, Coordenador de Turismo de Itararé, o Caminho Paulista das Tropas pode ser um grande impulsionador do Turismo Rural e Cultural em nossa cidade, com a criação de rotas rurais e culturais que atraiam visitantes, podendo assim agregar valores aos produtores do campo e também resgatar a forte cultura tropeira e rural que são tão marcantes na história do município.

Veja mais


Itararé (SP) busca título de ‘Município de Interesse Turístico’

Serão 140 cidades contempladas no estado com investimento de R$550 mil anuais.

Ler notícia

A partir deste 01 de abril estão suspensas visitas ao Vale do Corisco por 45 dias.

Empresa estará com intenso movimento de máquinas no local.

Ler notícia

Distrito de Pedra Branca em Itararé (SP) promove 1ª Festa da Primavera.

Ação será neste sábado (30) em prol a reforma do salão comunitário.

Ler notícia


Comentários