Religião - 09/12/2013

Itararé celebrou a festa da padroeira neste domingo (08)

Um grande festa em honra a Nossa Senhora da Imaculada Conceição



Neste domingo (08), Itararé comemorou mais um aniversário de sua padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Durante nove dias foi celebrada a Novena em Honra a Nossa Senhora da Imaculada Conceição na Igreja Matriz de Itararé.

Sempre iniciando com a oração do terço mariano às 19h30 e logo após a celebração de missa, durante os nove dias houve a participação intensa dos fiéis de todas as comunidades, pastorais e movimentos paroquiais.

Mas o ponto máximo foi a celebração da missa em Honra a Nossa Senhora da Imaculada Conceição celebrada às 10h na Igreja Matriz, pelo padre convidado, Luciano Romero da Silva e concelebrada pelos padres, Elizio Pereira da Anunciação Filho, João Batista da Silva Pereira e o pároco Jiucinei Vandes de Jesus Cambui.

Na homilia, o Padre Luciano relembrou toda a história que levou Itararé a adotar Nossa Senhora da Imaculada Conceição como padroeira do seu povo e o surgimento da primeira capela e posteriormente a Igreja Matriz que todos conhecem.

Após a celebração da missa, o pároco Pe. Jiucinei realizou o sorteio de 01 TV de Led 32”, 01 notebook e um computador dentre as pessoas  que contribuíram com um carnê a R$ 10,00 durante todo o ano, para a arrecadação de recursos para a construção da torre da igreja e demais obras da Paróquia.

A ganhadora da TV foi Carmelina Azevedo da comunidade Santa Edwiges, do Notebook foi Osvaldo Borges da comunidade rural da Enxovia e do Computador foi Rosa Fátima Garcia da Comunidade Sagrada Família.

Na parte da tarde, a comunidade católica de Itararé reuniu-se novamente para uma procissão saindo da Igreja São Pedro até a Santa Casa de Itararé, contornando o hospital e terminando na Igreja Matriz, onde foi realizada a Coroação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Logo após, a festa continuou com a tradicional quermesse.

 “Foi uma comemoração muito bonita e festiva e só podemos agradecer a todos os nossos fiéis que participaram e a todos que de uma forma ou outra contribuíram trabalhando, organizando e fazendo com que fosse esta bênção para todos nós. O meu mais sincero e cordial obrigado!”, finalizou o pároco Pe. Jiucinei Vandes de Jesus Cambuí.

Um pouco da História

A Imaculada Conceição é segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original.

O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina.

Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em  8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 28 de fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV.

A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo  Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de dezembro de  1854.

 A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos padres da igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão.

Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.

Veja mais


Missa em Honra a Nossa Senhora de Lourdes é celebrada na Barreira

Dois ônibus de Itapetininga e dois de Itapeva trouxeram fiéis até a Gruta da Barreira.

Ler notícia

Festa de São Pedro deste ano foi prejudicada pelo mau tempo

Apesar de vários dias de chuva, missa de São Pedro no sábado aconteceu na Praça Francisco Alves Negrão

Ler notícia

Correios celebra visita do Papa Francisco ao Brasil com lançamento de selo

Serão emitidos 1,2 milhão de selos, comercializados a R$ 1,80 cada

Ler notícia


Comentários