Cotidiano - 29/11/2013

Diretoria da ACE Itararé participa de congresso da FACESP

Dilma Rousseff fez a abertura do evento que reuniu 1,2 mil empresários em Campinas. Na ocasião também foi assinado contrato de prestação de serviços para acelerar criação do portal Empresa Brasil, que facilitará abertura e fechamento de empresas.



Na última semana aconteceu o 14º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que comemorou os 50 anos da Facesp e contou com a participação da presidente da república Dilma Rousseff, do presidente da entidade e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Rogério Amato, e do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

Mais de 1200 pessoas estiveram presentes em Campinas, no hotel Royal Palm Plaza, para participar do evento. Representaram a Associação Comercial e Empresarial de Itararé a vice-presidente, Lucieny Ciconini, a gerente comercial, Karina Valério, e o diretor, Dirceu Vieira.

Amato lembrou que as associações surgiram espontaneamente para atender a necessidades locais e que conseguiram importantes avanços como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Microempreendedor Individual (MEI) e a Lei de Olho no Imposto. “Somos também um fórum permanente de debate sobre grandes temas nacionais e problemas que afetam os pequenos empresários. Isso nos permite conhecer suas dificuldades frente ao imenso manicômio tributário e burocrático a que as empresas são submetidas”, completou o presidente da Facesp.  

Assinatura SERPRO 

Durante a cerimônia de abertura, o ministro Guilherme Afif Domingos, e o presidente do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), Marcos Vinícius Ferreira Mazoni, assinaram contrato de prestação de serviços. O documento prevê que o SERPRO vai prestar ao Ministério serviços de TI referentes ao desenvolvimento, integração, e atendimento aos usuários do portal Empresa Simples, que vai ser uma janela única para abertura das empresas e todos os licenciamentos necessários. 

“Assinamos hoje com o SERPRO o compromisso de construir o portal num prazo de seis meses, para que esteja implantado em um ano. Esse é o compromisso que assumimos perante testemunhas de São Paulo e do Brasil. Acreditamos na presidente Dilma e na sua coragem, ajudando os pequenos empreendedores a cumprir o papel de gerar emprego e renda, que é o que interessa em termos de política social”, disse Guilherme Afif. 

Segundo o ministro, o portal vai unificar União, estados e municípios e reunir 8,5 milhões de CNPJs. “Para isso haverá um registro único, que é previsto na Constituição e que até hoje não foi implantado. Hoje são necessários CNPJ, inscrições, licenciamentos, cada um com um número e um balcão. Uma via sacra para abrir um negócio. O mundo digital é maravilhoso, pois os dados viajam e as pessoas não”, disse Guilherme Afif. 

A gerente comercial, Karina Valério, salientou a importância da participação em eventos como este. “Foi muito importante, é um momento de troca e aprendizado. Participam diversas entidades, cada uma em uma situação, e isso é um grande ajuda para todos discutirem ideias e melhorarem”.

A ACEI de Itararé agradeceu a hospitalidade da Associação de Campinas. 

Veja mais


Professores participam de curso Gestão para Aprendizagem

A secretária de Educação, Maria Aparecida Damásio reforça a importância desse curso para as unidades educacionais do município.

Ler notícia

ACEI alerta sobre o tráfego de caminhões.

O Departamento Municipal de Trânsito – Demutran instalou novas placas na cidade para reforçar o decreto de 2011 sobre o tráfego de caminhões.

Ler notícia

Lojas Ipiranga inaugura sua nova loja.

Num ambiente de muito bom gosto, os proprietários da Lojas Ipiranga receberam seus clientes.

Ler notícia

Bailão na Estância Perúcio no próximo final de semana.

No domingo haverá almoço com tradicional 'Costela de Chão'.

Ler notícia


Comentários