Cotidiano - 29/11/2013

Diretoria da ACE Itararé participa de congresso da FACESP

Dilma Rousseff fez a abertura do evento que reuniu 1,2 mil empresários em Campinas. Na ocasião também foi assinado contrato de prestação de serviços para acelerar criação do portal Empresa Brasil, que facilitará abertura e fechamento de empresas.



Na última semana aconteceu o 14º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que comemorou os 50 anos da Facesp e contou com a participação da presidente da república Dilma Rousseff, do presidente da entidade e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Rogério Amato, e do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

Mais de 1200 pessoas estiveram presentes em Campinas, no hotel Royal Palm Plaza, para participar do evento. Representaram a Associação Comercial e Empresarial de Itararé a vice-presidente, Lucieny Ciconini, a gerente comercial, Karina Valério, e o diretor, Dirceu Vieira.

Amato lembrou que as associações surgiram espontaneamente para atender a necessidades locais e que conseguiram importantes avanços como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Microempreendedor Individual (MEI) e a Lei de Olho no Imposto. “Somos também um fórum permanente de debate sobre grandes temas nacionais e problemas que afetam os pequenos empresários. Isso nos permite conhecer suas dificuldades frente ao imenso manicômio tributário e burocrático a que as empresas são submetidas”, completou o presidente da Facesp.  

Assinatura SERPRO 

Durante a cerimônia de abertura, o ministro Guilherme Afif Domingos, e o presidente do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), Marcos Vinícius Ferreira Mazoni, assinaram contrato de prestação de serviços. O documento prevê que o SERPRO vai prestar ao Ministério serviços de TI referentes ao desenvolvimento, integração, e atendimento aos usuários do portal Empresa Simples, que vai ser uma janela única para abertura das empresas e todos os licenciamentos necessários. 

“Assinamos hoje com o SERPRO o compromisso de construir o portal num prazo de seis meses, para que esteja implantado em um ano. Esse é o compromisso que assumimos perante testemunhas de São Paulo e do Brasil. Acreditamos na presidente Dilma e na sua coragem, ajudando os pequenos empreendedores a cumprir o papel de gerar emprego e renda, que é o que interessa em termos de política social”, disse Guilherme Afif. 

Segundo o ministro, o portal vai unificar União, estados e municípios e reunir 8,5 milhões de CNPJs. “Para isso haverá um registro único, que é previsto na Constituição e que até hoje não foi implantado. Hoje são necessários CNPJ, inscrições, licenciamentos, cada um com um número e um balcão. Uma via sacra para abrir um negócio. O mundo digital é maravilhoso, pois os dados viajam e as pessoas não”, disse Guilherme Afif. 

A gerente comercial, Karina Valério, salientou a importância da participação em eventos como este. “Foi muito importante, é um momento de troca e aprendizado. Participam diversas entidades, cada uma em uma situação, e isso é um grande ajuda para todos discutirem ideias e melhorarem”.

A ACEI de Itararé agradeceu a hospitalidade da Associação de Campinas. 

Veja mais


Servidores públicos participam de curso sobre Gestão Pública

Essa capacitação visa oferecer às prefeituras a possibilidade de um outro formato de governo.

Ler notícia

“A Festa II” teve local alterado nesta semana.

Evento deixa o Campo do Rede para acontecer em área ao lado do Ginásio Antônio Pelissari.

Ler notícia

ACEI dispõe de serviço de recuperação de crédito

Em poucos dias já estará a disposição

Ler notícia

Manifestação pela justiça social sai das redes sociais e invade ruas pelo Brasil e Itararé.

Manifestação pela justiça social sai do facebook e chega às ruas do Brasil e de Itararé

Ler notícia


Comentários