Política - 13/09/2013

Sepultado o ex-prefeito e vereador Benedito Nehyr Carneiro na tarde desta sexta-feira (13)

Uma das últimas homenagens que Benedito Nehyr Carneiro recebeu em vida, foi a oportunidade que ele teve de inaugurar em 2011 a escola modelo construída na Vila Santa Terezinha e que recebeu o nome de sua falecida esposa.



Nesta quinta-feira (12), aos 83 anos faleceu Benedito Nehyr Carneiro. Vereador por cinco vezes e ex- prefeito de Itararé, Nehyr Carneiro era natural de Sengés-PR.

Em agosto de 2000, enquanto Presidente do Legislativo reinaugurou o prédio da Câmara Municipal, sendo idealizador da reforma e ampliação do mesmo.

Uma pessoa íntegra e de grande influência na política local, era definido como “um homem de coração inigualável, honesto, que distinguia muito bem sua vida particular da vida pública”.

Benedito Nehyr Carneiro ingressou na política como suplente aos 30 de março de 1960, foi Vereador nos seguintes mandatos: 1964 a 1969, 1969 a 1973, 1973 a 1977, 1997 a 2000 e 2001 a 2004. Foi Presidente da Câmara em três legislaturas sendo de 01.02.1975 a 31.01.1977, 01.01.1997 a 31.12.1998 e 01.01.1999 a 31.12.2000. Foi Prefeito Municipal de 1983 a 1988.

O velório aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Itararé e contou com a presença de centenas de pessoas, entre elas, ex-correligionários, amigos, familiares e atuais políticos.

O atual presidente do Legislativo abriu a 1ª Sessão de Homenagem Póstuma de 2013 onde foi lido o Decreto nº 151 de 12 de setembro de 2013 do Executivo Municipal que instituiu no artigo 1º, luto oficial no município por três dias.

O vereador José Donizete Camargo fez uso da palavra representando a Câmara Municipal e lembrou que iniciou sua vida política em 1988 através da influência de Benedito Nehyr Carneiro e da esposa do ex-prefeito, Dulce Carneiro.

“Hoje é um dia muito triste para mim, pois se hoje estou dentro desta casa de leis por cinco mandatos, foi porque tive início em minha carreira política com esta família”, salientou o vereador. “Foi um politico digno, sério, um homem que todo político deveria se espelhar para seguir em sua carreira. Eu tive por quatro anos, o prazer de trabalhar ao lado deste homem em prol do povo de nossa cidade, no qual me orgulho muito”, agradeceu José Donizete de Camargo.

Encerrada a sessão de Homenagem Póstuma, todos puderam se despedir e os vereadores Marcos Vincenzi e Gilberto Santana foram convidados a cobrir a urna mortuária com a bandeira do município.

Antes porém, o vereador Marcos Vincenzi falou a respeito de Nehyr Carneiro, “não somente para mim, mas em nome de minha família não foi apenas exemplo de político, mas também de cidadão e de pessoa. É uma família amiga, uma perda inestimável para nossa cidade e todos pedimos  que Deus conforte a família e com certeza ele deixará para sempre o seu legado e em tudo aquilo que ele pode colaborar para com nossa cidade. Deixará saudades”.

Para a vereadora Mara Galvão Ribeiro, “ele representa um exemplo de prefeito, cidadão itarareense e deixará um exemplo também de pai, avô. Como homem público, só implantou coisa boa para o município e jamais o esqueceremos”.

O vereador Lucio Mariano disse que “Nehyr Carneiro foi um exemplo como pai, munícipe e como prefeito. Será lembrado como um homem que conquistou muitas coisas para o município e que ajudou a construir o futuro de nossa cidade e hoje me sinto orgulhoso de fazer parte de uma Câmara e estar sentado numa cadeira onde Nehyr também ocupou”.

Para o Presidente da Câmara, José Aparecido dos Santos, “hoje é um dia muito triste para Itararé. Foi um prefeito sem “manchas” honesta com a questão pública e que sempre procurou ajudar seu povo e eu particularmente já tive o privilégio de ser vereador junto à ele. Só posso desejar a família nossos votos de apoio e dizer que Itararé perdeu um grande homem”.

O vereador João Antônio Vieira disse que “para todo itarareense foi um orgulho ter Nehyr Carneiro como vereador, prefeito e homem público. Sempre foi uma pessoa idônea que soube conduzir o que havia de melhor para nossa cidade e é isso que desejamos, que todos os nossos políticos o tenham como um exemplo para fazer o melhor pela nossa cidade”.

Finalizando as homenagens, o vereador Willer Costa Mendes disse que “Nehyr Carneiro foi um exemplo a ser seguido, exemplo este, de honestidade, dignidade, bondade e caráter. Simplesmente foi vereador por cinco vezes, ex-prefeito e ninguém possui nada que possa denegrir sua imagem. Ninguém consegue questionar ele como político. Uma perda irreparável para o município”.

Uma das últimas homenagens que Benedito Nehyr Carneiro recebeu em vida, foi a oportunidade que ele teve de inaugurar em 2011 a escola modelo construída na Vila Santa Terezinha  pelo então prefeito Luiz Cesar Perúcio e que recebeu o nome de Escola Municipal Dulce de Paula Carneiro, esposa de Benedito Nehyr Carneiro.

A todos os familiares, os mais sinceros votos de pesar pelo falecimento deste grande homem que entra para a história de nosso município (Da Redação).

Veja mais


Caramez visita Itararé e agradece apoio de vereadores, entidades e comunidade.

Mesmo sem conseguir a reeleição, Deputado agradeceu todos que ajudaram.

Ler notícia

Em sessão solene, Legislativo homenageia itarareenses.

Entrega de Título este ano será no Clube Atlético Fronteira.

Ler notícia

Vereador Josias visita deputada recém-eleita.

Josias reivindicou ajuda da parlamentar para obras de infraestrutura urbana e para a área de saúde do município.

Ler notícia

Lei regulamenta obras em ruas

Lei quer regulamentar obras em ruas para manter o padrão de qualidade.

Ler notícia


Comentários