Cotidiano - 10/08/2013

Coordenadoria de Turismo realiza 5ª reunião para a formalização do COMTUR

A próxima reunião será estendida a novos interessados em participar desse promissor grupo, que pretende auxiliar e atuar no desenvolvimento do turismo em Itararé.



Aconteceu na última quarta-feira (7), a quinta reunião para formalização do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, que contou com a presença de vários representantes da sociedade civil, comércio e prefeitura, além dos representantes da Coordenadoria de Turismo Edilson José de Moraes e Maicon Tabarro, estiveram presentes: Murilo Cleto (coordenador de cultura), Neise Dias (representante dos turismólogos de Itararé), Vilce R. Almeida (representante dos artesãos de Itararé) Eneide Ap. Assis Paz Silva (representante da Secretaria de Habitação e Meio Ambiente), José Maria Rocha (representante Conselho Regional do Turismo), Isabel Sousa (represente do Gabinete da Prefeita), José Santos, Mario Pedroso e Mario Pedroso Jr. (representantes da AMAI), Valderlei Babisz (representando os comerciantes do setor alimentício), William Tadeu Biglia e José Rodrigues Netto (representantes da Paróquia Nossa Senhora da Conceição).

A reunião obteve uma boa participação dos futuros conselheiros que discutiram e opinaram sobre o assunto em pauta e ainda duas ações proposta pela Coordenadoria de Turismo: 1) Apoio ao fortalecimento da Casa dos Artesãos, 2) Propor a OAB Ordem dos Advogados do Brasil participar do Conselho.

O COMTUR é integrado por diversos segmentos do município como: Comércio Alimentício, Hoteleiro e Transporte, Associação de Monitores Ambientais, Associação dos Artesãos, Câmara Municipal de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Patronal Rural, Associação Comercial, Paróquia N.S da Conceição, Guarda Municipal, Turismólogos, Educação Ambiental, Coordenadoria de Cultura, Secretaria de Habitação Meio Ambiente, Gabinete da Prefeita entre outros. 

A próxima reunião será estendida a novos interessados em participar desse promissor grupo, que pretende auxiliar e atuar no desenvolvimento do turismo em Itararé. Segundo o Coordenador de turismo, Edilson José de Moraes, criar um Conselho seria mais fácil do que continuar e remodelar o de 2007, já fundamentado em lei e que foi esquecido há alguns anos. “Criar discussões com a participação do setor público e privado e sociedade civil é fundamental para fomentar e democratizar a atividade turística em Itararé e estamos cada vez mais empenhados neste sentido”, finaliza Moraes.

A importância do COMTUR em esfera Nacional

 

GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA No- 112, DE 9 DE MARÇO DE 2012

Estabelece regras e critérios para a formalização de instrumentos de transferência voluntária de recursos para apoio aos programas que visem ao desenvolvimento do Turismo.

a) órgão oficial de turismo ou equivalente; ( Coordenadoria de Turismo de Itararé)

b) Plano de Desenvolvimento do Turismo local, regional ou sob a forma de consórcio, que contemple essencialmente diretrizes,

objetivos, metas, estratégias e ações operacionais, ainda que o proponente não seja órgão público; e da sociedade civil. (em andamento)

c) órgão colegiado composto por representantes do poder público e da sociedade civil. (COMTUR – Conselho Municipal de Turismo em processo de formalização)

 

A importância do COMTUR em esfera Estadual 

É um dos requisitos estabelecidos pelo estado de São Paulo para a classificação de Estância Turística e de Município de Interesse Turístico

Veja mais


Campanha em prol da Escola do Mosteiro é verdadeira!

Reforma deverá custar aproximadamente R$ 25 mil e reunião sobre o assunto é na terça-feira (19)

Ler notícia

UNIPA promoveu a adoção de cães e gatos na praça Francisco Alves Negrão

Esta foi uma ideia que surgiu para aproximar as pessoas da instituição

Ler notícia

Tiro de Guerra recebe visita de Generais do Exército.

O General Campos realizou uma palestra para pais e atiradores.

Ler notícia


Comentários