Agricultura - 26/07/2013

Curso de Doma Racional foi realizado em Itararé. Leia matéria e assista a reportagem

A partir do momento que o homem procura entender o animal, ganha sua confiança e consegue domá-lo sem o uso da força.



Numa parceria entre o Sindicato Rural de Itararé,SENAR e a Hospedaria para Equinos Caiçara, aconteceu o Curso de Doma Racional.

Este curso foi entre os dias 22 a 26 de julho na Pista de Laço da Hospedaria de Equinos Caiçara e contou com a duração de 40 horas, ministradas pelo professor e instrutor José Maria Margarido Fonseca da cidade de Buri-SP.

“As técnicas aqui empregadas na doma do animal são as mesmas aplicadas pelo americano Monty Roberts, pioneiro neste tipo de doma racional”, explica José Maria.

Para um dos sócios-proprietário da Hospedaria Caiçara, Rodrigo Soares, “esta parceria com o Sindicato Rural e o SENAR vem dando muito certo, pois já é o segundo curso de doma racional, além de outros que aplicamos em nossa propriedade. A nossa intenção é fomentar a criação de cavalos em nossa cidade como opção de lazer e trabalho e desejamos continuar com esta parceria”, afirma ele.

Já um dos alunos deste curso, Luiz Gonzaga Ruivo Jr., os ensinamentos foram muito válidos, “desde os meus quinze anos eu domo cavalos, mas com esta técnica é a primeira vez e achei muito melhor, pois você passa a entender melhor aquilo que o animal sente, sem maltratar e sem agressividade”, comentou.

O objetivo maior deste curso, segundo os organizadores é treinar e aperfeiçoar proprietários, produtores e trabalhadores rurais na modalidade equestre em práticas de lida e doma voltada ao bem-estar dos equinos, de forma a reduzir o stress animal.

 A adoção dessa nova filosofia de trabalho contribui para que prevaleça a interação homem – animal baseada em comunicação, relacionamento, respeito e liderança em toda atividade equestre imposta pelos homens, proporcionando melhoria do bem-estar animal e melhores condições de trabalho.

Veja mais


Ministério da Agricultura prioriza controle de oito pragas.

Lista elaborada pelo ministério apresenta doenças de maior risco fitossanitário.

Ler notícia

Prefeita se reúne com moradores da Pedra Branca

Prefeita recebe abaixo assinado para liberação de espaço para criação de uma Associação de Mulheres Empreendedoras

Ler notícia

Retroescavadeira auxilia na manutenção de Microbacias

Máquina recebida através do PAC 2 para construção de casas está sendo utilizada para a manutenção de microbacias.

Ler notícia

Fatores climáticos causam queda da produção agrícola no município

A seca dos últimos meses tem trazido sérias consequências. Talvez, a mais notável delas seja a queda da produção agrícola.

Ler notícia


Comentários