Cotidiano - 05/10/2017

Primeira frota de ônibus a hidrogênio passa a circular no País.

São Paulo é o primeiro estado brasileiro a receber a frota de ônibus livres de emissão de poluentes.



São Paulo (SP) é o primeiro estado do País a receber a primeira frota brasileira de ônibus a hidrogênio para transporte urbano. Os veículos, em funcionamento desde a última segunda-feira (15), têm tecnologia de propulsão, ou seja, não emitem poluentes, apenas vapor d'água é eliminado pelo escapamento dos ônibus. Os coletivos também oferecem mais espaço aos passageiros, aperfeiçoamento dos sistemas de controle e integração a bordo e nacionalização de todo o sistema de tração.

Os ônibus apresentam 45% de energia renovável – contra 14% do resto do mundo -, colocando o País em uma posição de destaque mundial. Além do Brasil, os únicos países capazes de desenvolver e operar ônibus com tal tecnologia são Alemanha, Canadá e Estados Unidos.

A primeira frota vai circular no trecho Diadema/Morumbi, no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD). As carroçarias dos veículos trazem desenhos de pássaros representativos da fauna brasileira e foram batizados com o nome de três espécies: Ararajuba, ave da região Amazônica que representará as regiões Norte e Nordeste; Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal e Sabiá Laranjeira, considerada por decreto presidencial como um dos quatro símbolos nacionais.

O projeto foi coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU),  Agência Brasileira de Cooperação (ABC), direção do Ministério das Minas e Energia (MME),  e recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e da Agência Brasileira de Inovação (Finep).

Veja mais


Tiro de Guerra visita o CIGLO em Campinas

Durante a visita os atiradores presenciaram 1.200 militares brasileiros e cerca de 50 militares paraguaios se preparando para missão de paz do Haiti.

Ler notícia

Conheça os ganhadores do segundo sorteio do ‘Trevo de Três Folhas Também Dá Sorte’.

Vários prêmios foram sorteados na Praça São Pedro no último sábado(19)

Ler notícia

Palestra sobre combate a incêndio foi ministrada aos atiradores na manhã desta quarta-feira (23)

"Os atiradores precisam estar bem preparados pois eles também estão inseridos na sociedade e devem contribuir com a mesma", afirma o subtenente

Ler notícia

ICC promove diversas atividades neste final de semana

Além da reabertura das piscinas haverá gincana, plantio de mudas de árvore, som ao vivo e futebol.

Ler notícia


Comentários