Turismo - 05/10/2017

Maior festa alemã no Brasil, Oktoberfest movimenta Blumenau neste mês

Durante 19 dias, visitantes poderão conferir a festa que preserva o folclore, memória e tradições alemãs, por meio de músicas, danças e da gastronomia típica



Para coroar a tradição cervejeira, a cidade de Blumenau (SC) irá celebrar, a partir desta quarta-feira (4), a 34ª edição da Oktoberfest. O evento, que já recebeu 21 milhões de pessoas, responsáveis pelo consumo de 11 milhões de litros de cerveja, deu à cidade o título de Capital Brasileira da Cerveja e garantiu à festa a posição de segunda mais importante do mundo, perdendo apenas para Munique, na Alemanha.

Os 19 dias de atividades (a festa segue até 22 de outubro) preservam o folclore, memória e tradições alemãs. A riqueza cultural da Oktoberfest se revela nas músicas, danças e na gastronomia típica. O turista interage com a cultura germânica por meio de sociedades esportivas, recreativas e culturais como os clubes de caça e tiro, de danças folclóricas, entre outros, que dão o colorido especial ao evento.

As apresentações e os desfiles no centro da cidade e nos pavilhões da festa contagiam os visitantes e moradores com seus trajes típicos. Bandas e fanfarras passam por uma seletiva para desfilar na Oktoberfest. Os turistas, previamente inscritos, também participam dos desfiles com três mil participantes e 15 grupos folclóricos por apresentação.

O Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro sempre anima o Parque Vila Germânica. A disputa ocorre todas as noites, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos, com a participação de blumenauenses e turistas. Vence a competição o concorrente que beber um metro de chope (600 ml), em menos tempo, sem babar e sem tirar a tulipa da boca. Como o objetivo da brincadeira é premiar o mais rápido bebedor, o chope da competição é sem álcool, ou seja, até o motorista da rodada pode participar da disputa.

Origem

A festa de Blumenau foi inspirada na Oktoberfest de Munique, consolidada em 1845 e que atualmente reúne cerca de 10 milhões de participantes. O consumo de cerveja chega a 7 milhões de litros por edição. A origem remonta a um casamento real da Baviera, em 12 de outubro de 1810, comemorado com uma corrida de cavalos. A cerveja, combustível atual da festa, era proibida e só entrou para as comemorações em 1918.

No Brasil, a Oktoberfest de Blumenau teve sua primeira edição organizada em 1984 para ajudar na reconstrução da cidade, que havia sido inundada pelo rio Itajaí. Em 10 dias, o festival reuniu 100 mil participantes. Nas últimas edições foram registradas, em média, 500 mil participantes.

Veja mais


Turismo Religioso é lançado na região com a presença do Bispo Dom José M. de Melo.

Esse segmento desloca cerca de 15 milhões de pessoas por ano no Brasil.

Ler notícia

9ª Tropeada acontecerá no próximo dia nove.

A tradicional cavalgada terá um novo formato e visa o desenvolvimento do Turismo Rural em Itararé.

Ler notícia

Governo de São Paulo inclui Itararé no Circuito Turístico dos Cânions.

O circuito foi inserido no mapa da Secretaria de Turismo do estado de São Paulo no final de 2014.

Ler notícia

Associação Intermunicipal Circuito Caminho das Tropas promove reunião em Itararé.

Diversas cidades da região estiveram presentes para definir novos estímulos para o turismo rural e cultural.

Ler notícia


Comentários