Cultura - 10/10/2015

Itararé recebe teatro móvel solar no Dia das Crianças.

Com o patrocínio da CCR SPVias e o apoio do Instituto CCR, o Teatro a Bordo estaciona em Itararé nos dias 12 e 13 de outubro.



O Teatro a Bordo levará a Itararé dois dias de atividades gratuitas em seu contêiner que vira palco, iluminado com energia solar. Nos dias 12 (Dia das Crianças) e 13 de outubro o caminhão da trupe estacionará na Praça São Pedro, no Centro, em parceria com a CCR SPVias e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura. Entre as atividades previstas (ver abaixo) estão cortejos, oficinas educativas, peças de teatro e apresentações de artistas locais.

O projeto tem quase oito anos de estrada e foi visto por mais de 300 mil espectadores em aproximadamente 150 cidades brasileiras. Nesta temporada, porém, o contêiner-palco se transformou. Os criadores decidiram gerar a eletricidade que ilumina seus espetáculos e deram vida ao primeiro teatro móvel solar do Brasil. Inspirados nas trupes da commedia dell'arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias!

"Instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-teatro, para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos. Além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante a noite, estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura", explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do Teatro a Bordo.

Ainda assim, segundo Talita, outras fontes são necessárias para o funcionamento dos equipamentos de sonorização. “ Contamos com um sistema híbrido, que utiliza gerador e energia solar. Desta forma, atendemos a públicos de até duas mil pessoas em uma única apresentação”, completa.

O projeto passará ainda por Avaré, Itapeva e Tatuí, no interior do estado de São Paulo.

A Caravana Teatro a Bordo tem o patrocínio da CCR SPVias, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. É uma realização da BERTHI Produção e Arte e Ministério da Cultura, com apoios do Instituto CCR, JLeiva e da Prefeitura Municipal de Itararé.

Programação

O Teatro a Bordo oferece diversidade em sua programação: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.

Programação livre para todas as idades.

Confira!

 

Local: PRAÇA SÃO PEDRO - CENTRO - ITARARÉ/SP

Gratuito

DIA 12 DE OUTUBRO - segunda-feira - Dia das Crianças

11h00 - Cortejo de Chegança dos Artistas na Praça

14h00 - Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES

16h30 - Teatro EMBORNAL DE HISTÓRIAS

17h30 - Apresentações dos Artistas da cidade

18h30 - Vídeo

19h00 - Teatro DE SOL A SOL

DIA 13 DE OUTUBRO - terça-feira

09h30 - Teatro EMBORNAL DE HISTÓRIAS

11h00 - Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES

Sinopses:

CORTEJO DE CHEGANÇA

A Caravana Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e músicos e faz um cortejo pelas ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.

BONECOS BRINCANTES

Oficina-Intervenção. Duração de 120min.

De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva

com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.

EMBORNAL DE HISTÓRIAS

Espetáculo de teatro. Duração de 50min. Com Grupo Teatro Aberto.

Dois contadores de histórias se encontram e dividem suas experiências de viagens pelo mundo. A tradição oral em primeiro plano, com narração de contos recolhidos por Câmara Cascudo.

DE SOL A SOL

Espetáculo de teatro. Duração de 60min. Com Grupo Teatro Aberto.

Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares.

Veja mais


Fase municipal do Mapa Cultural Paulista acontece na próxima quinta

Dia 13 de junho o Sylvio Machado apresenta os competidores locais

Ler notícia

Crianças da rede municipal de ensino assistem a espetáculo circense

A Secretaria de Educação de Itararé e o Circo do Rapadura, proporcionarão entretenimento e brincadeiras ao alunos de 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino.

Ler notícia

Fafit recebeu oficina do Pontos Mis.

O visitante, Pedro Maciel Guimarães, doutor em Cinema e Audiovisual ministrou uma oficina sobre curtas brasileiros.

Ler notícia


Comentários