Cultura - 18/09/2015

Iº Acendimento da Chama Crioula em Itararé será neste domingo (20).

O objetivo maior é angariar recursos para a manutenção da Guarda Mirim de Itararé.



É no dia 20 de setembro que se festeja no Rio Grande do Sul a Revolução Farroupilha, que eclodiu na noite de 19 de setembro de 1835, quando Bento Gonçalves avançou com cerca de 200 "farrapos" sobre a capital Porto Alegre. 

Farrapos ou Farroupilhas foram chamados todos os que se revoltaram contra o governo imperial, e que culminou com a Proclamação da República Rio-Grandense. Era termo considerado originalmente pejorativo, já utilizado pelo menos uma década antes da Guerra dos Farrapos para designar os sul-riograndenses vinculados ao Partido Liberal, oposicionistas e radicais ao governo central, destacando-se os chamados jurujubas.

A revolução durou quase 10 anos, sem vencedor ou vencido. O tratado de paz foi assinado em Ponche Verde, pelo barão Duque de Caxias e o general Davi Canabarro, em 28 de fevereiro de 1845. 

Em comemoração ao ‘Dia do Gaúcho’ em Itararé acontecerá às 11h o Iº Acendimento da Chama Crioula no Centro de Eventos – Recinto Mezo Harm Wolters.

Haverá uma extensa programação com um almoço – das 12h às 14h - onde será servido Arroz Carreteiro vendido à R$10,00 e shows com Claudinho e Paulo Pipoca.

A partir das 14h haverá Declamações de versos gauchescos, apresentações de danças típicas e o grande fandango às 16h com o conjunto João Galdino e o Grupo Gaudérios.

Além disso haverá ainda uma competição que para muitos é novidade, ou seja, o Laço em Vaca Parada para crianças de 01 (um) a 07 (sete) anos com troféus para os três primeiros lugares. Esta competição também acontecerá para crianças de 08 (oito) à 12 (doze) anos incompletos com premiação também para as três primeiras colocações.

Este Iº Acendimento da Chama Crioula é uma realização ‘Amigos Tradicionalistas Gaúchos de Itararé e Região com o objetivo maior de angariar recursos para a manutenção da Guarda Mirim de Itararé que passa por dificuldades financeiras e precisa manter mais de 400 (quatrocentos) alunos.

Para o êxito deste evento, a organização conta ainda com o apoio da Gráfica do Mino e do DJ Bitoka – Closom Propagandas e Eventos.

Veja mais


Crianças da rede municipal de ensino assistem a espetáculo circense

A Secretaria de Educação de Itararé e o Circo do Rapadura, proporcionarão entretenimento e brincadeiras ao alunos de 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino.

Ler notícia

Abertas inscrições para Oficina de Teatro

Atividades serão promovidas entre 29 de julho e 02 de agosto

Ler notícia

Itararé recebe teatro móvel solar no Dia das Crianças.

Com o patrocínio da CCR SPVias e o apoio do Instituto CCR, o Teatro a Bordo estaciona em Itararé nos dias 12 e 13 de outubro.

Ler notícia

Projeto Minha Escola Lê em Itararé

Alunas de Itararé autografaram o livro em que seus contos foram publicados

Ler notícia


Comentários