Cultura - 18/09/2015

Iº Acendimento da Chama Crioula em Itararé será neste domingo (20).

O objetivo maior é angariar recursos para a manutenção da Guarda Mirim de Itararé.



  • Este Iº Acendimento da Chama Crioula é uma realização ‘Amigos Tradicionalistas Gaúchos de Itararé e Região.

  • Prova Laço Vaca Parada com o menino Antônio da Costa Ferreira com apenas 01 ano e meio.

É no dia 20 de setembro que se festeja no Rio Grande do Sul a Revolução Farroupilha, que eclodiu na noite de 19 de setembro de 1835, quando Bento Gonçalves avançou com cerca de 200 "farrapos" sobre a capital Porto Alegre. 

Farrapos ou Farroupilhas foram chamados todos os que se revoltaram contra o governo imperial, e que culminou com a Proclamação da República Rio-Grandense. Era termo considerado originalmente pejorativo, já utilizado pelo menos uma década antes da Guerra dos Farrapos para designar os sul-riograndenses vinculados ao Partido Liberal, oposicionistas e radicais ao governo central, destacando-se os chamados jurujubas.

A revolução durou quase 10 anos, sem vencedor ou vencido. O tratado de paz foi assinado em Ponche Verde, pelo barão Duque de Caxias e o general Davi Canabarro, em 28 de fevereiro de 1845. 

Em comemoração ao ‘Dia do Gaúcho’ em Itararé acontecerá às 11h o Iº Acendimento da Chama Crioula no Centro de Eventos – Recinto Mezo Harm Wolters.

Haverá uma extensa programação com um almoço – das 12h às 14h - onde será servido Arroz Carreteiro vendido à R$10,00 e shows com Claudinho e Paulo Pipoca.

A partir das 14h haverá Declamações de versos gauchescos, apresentações de danças típicas e o grande fandango às 16h com o conjunto João Galdino e o Grupo Gaudérios.

Além disso haverá ainda uma competição que para muitos é novidade, ou seja, o Laço em Vaca Parada para crianças de 01 (um) a 07 (sete) anos com troféus para os três primeiros lugares. Esta competição também acontecerá para crianças de 08 (oito) à 12 (doze) anos incompletos com premiação também para as três primeiras colocações.

Este Iº Acendimento da Chama Crioula é uma realização ‘Amigos Tradicionalistas Gaúchos de Itararé e Região com o objetivo maior de angariar recursos para a manutenção da Guarda Mirim de Itararé que passa por dificuldades financeiras e precisa manter mais de 400 (quatrocentos) alunos.

Para o êxito deste evento, a organização conta ainda com o apoio da Gráfica do Mino e do DJ Bitoka – Closom Propagandas e Eventos.

Veja mais


Cultura abre inscrições para Oficina sobre a História do Cinema com Marcelo Lyra.

Aula teórica será ministrada dia 25 de março no auditório prof. Newton Marques da FAFIT. Participação é gratuita.

Ler notícia

Corais da região integram a Cantata de Natal

Às 20h do dia 22, domingo, a Praça São Pedro será palco do festival

Ler notícia

Coordenadoria de Cultura abre inscrições para Oficina de Produção Audiovisual.

Atividade acontece dia 23 de março no Teatro Municipal Sylvio Machado. As inscrições são gratuitas!

Ler notícia

Jéssica Mello é eleita Miss Itararé 2015.

O evento aconteceu no Clube Atlético Fronteira e teve a participação de 8 candidatas.

Ler notícia


Comentários