Economia - 27/07/2015

Sebrae-SP lança cartilha para ajudar empresários a enfrentar crise.

‘Alavanque sua empresa em tempos de turbulência’ concentra soluções para tirar o negócio do vermelho e mostra quais pontos merecem mais atenção.



Com informações valiosas para aqueles que precisam superar o momento bicudo pelo qual atravessa a economia brasileira, o Sebrae-SP acaba de lançar a cartilha “Alavanque sua empresa em termos de turbulência”. Elaborada por especialistas, ela traz orientações para ajudar o empreendedor a escolher a melhor estratégia para enfrentar a crise e reduzir custos sem perder qualidade, exemplificando quais pontos devem ser levados em consideração para o empresário melhorar a situação do seu negócio. 

“É o momento de melhorar a capacidade de gerir a empresa, administrar melhor, controlar quanto custa o produto e melhorar o serviço. Quem está no controle precisa ter senso de oportunidade e visão. Afinal, é quem vai apontar o rumo a ser tomado, agindo como verdadeiro empresário e não como dono do negócio apenas”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.  

De acordo com os especialistas que elaboraram o conteúdo, a falta de dinheiro na empresa pode ser resultado de várias ações equivocadas como excesso de compras, venda de produtos a preços que não cobrem os gastos e retirada dos sócios acima daquilo que a empresa pode pagar, por exemplo. Essas e outas dúvidas podem ser esclarecidas por meio de uma rotina capaz de diagnosticar as razões. “Existem controles – como de caixa e bancos, contas a pagar, a receber e controle de estoque – que ajudam no acompanhamento da movimentação financeira da empresa”, destaca o diretor-superintendente. 

A cartilha ainda ensina o empresário o que deve ser considerado na renegociação com fornecedores, dívidas com bancos, compromissos de curto prazo que devem ser priorizados e também quando recorrer a empréstimos bancários para retomar os negócios. Nessa hora, por exemplo, é importante mostrar aos credores que sua empresa ainda é viável, demonstrando frieza sem ser intransigente. 

Oportunidades 

Aliada a eficiente planejamento, investimento, análise de oportunidades e do relacionamento com clientes e colaboradores, o material também dá destaque para temas como fazer com que o cliente compre mais mesmo em tempos de baixa, motivação de funcionários para vender mais e como tirar melhor proveito da comunicação promocional.  

“A cartilha vai ajudar o empresário a listar as atividades que deverão ser feitas para superar a crise: quais as ações imediatas, os objetivos a serem alcançados, os benefícios para a empresa, os responsáveis para que eles aconteçam, o prazo da atividade e como analisar os resultados. É preciso agir, e a prevenção é sempre o melhor remédio, e se faz com a vacina chamada boa gestão”, enfatiza o diretor-superintendente.

O material está disponível no link sebr.ae/sp/turbulencia para download gratuito. Basta inserir o CNPJ para baixar o conteúdo.

Veja mais


Sem juros e multas: Refis continua facilitando o pagamento de tributos até o final de novembro.

Ainda há tempo para aproveitar as facilidades oferecidas pelo Refis.

Ler notícia

Sebrae-SP reúne segmento de beleza para discutir melhorias na gestão.

Evento apresentará alternativas para melhorar desempenho das empresas do segmento.

Ler notícia

Contratos e sua revisão.

Não se trata de rasgar documentos assinados. Atitudes desse tipo minam a credibilidade e têm consequências legais.

Ler notícia

Horário de Verão diminui em 0,55% o Consumo de Energia na área de Concessão da ELEKTRO.

Com essa redução, ocorre melhoria na qualidade e maior segurança no fornecimento de energia elétrica.

Ler notícia


Comentários