Economia - 27/07/2015

Sebrae-SP lança cartilha para ajudar empresários a enfrentar crise.

‘Alavanque sua empresa em tempos de turbulência’ concentra soluções para tirar o negócio do vermelho e mostra quais pontos merecem mais atenção.



Com informações valiosas para aqueles que precisam superar o momento bicudo pelo qual atravessa a economia brasileira, o Sebrae-SP acaba de lançar a cartilha “Alavanque sua empresa em termos de turbulência”. Elaborada por especialistas, ela traz orientações para ajudar o empreendedor a escolher a melhor estratégia para enfrentar a crise e reduzir custos sem perder qualidade, exemplificando quais pontos devem ser levados em consideração para o empresário melhorar a situação do seu negócio. 

“É o momento de melhorar a capacidade de gerir a empresa, administrar melhor, controlar quanto custa o produto e melhorar o serviço. Quem está no controle precisa ter senso de oportunidade e visão. Afinal, é quem vai apontar o rumo a ser tomado, agindo como verdadeiro empresário e não como dono do negócio apenas”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.  

De acordo com os especialistas que elaboraram o conteúdo, a falta de dinheiro na empresa pode ser resultado de várias ações equivocadas como excesso de compras, venda de produtos a preços que não cobrem os gastos e retirada dos sócios acima daquilo que a empresa pode pagar, por exemplo. Essas e outas dúvidas podem ser esclarecidas por meio de uma rotina capaz de diagnosticar as razões. “Existem controles – como de caixa e bancos, contas a pagar, a receber e controle de estoque – que ajudam no acompanhamento da movimentação financeira da empresa”, destaca o diretor-superintendente. 

A cartilha ainda ensina o empresário o que deve ser considerado na renegociação com fornecedores, dívidas com bancos, compromissos de curto prazo que devem ser priorizados e também quando recorrer a empréstimos bancários para retomar os negócios. Nessa hora, por exemplo, é importante mostrar aos credores que sua empresa ainda é viável, demonstrando frieza sem ser intransigente. 

Oportunidades 

Aliada a eficiente planejamento, investimento, análise de oportunidades e do relacionamento com clientes e colaboradores, o material também dá destaque para temas como fazer com que o cliente compre mais mesmo em tempos de baixa, motivação de funcionários para vender mais e como tirar melhor proveito da comunicação promocional.  

“A cartilha vai ajudar o empresário a listar as atividades que deverão ser feitas para superar a crise: quais as ações imediatas, os objetivos a serem alcançados, os benefícios para a empresa, os responsáveis para que eles aconteçam, o prazo da atividade e como analisar os resultados. É preciso agir, e a prevenção é sempre o melhor remédio, e se faz com a vacina chamada boa gestão”, enfatiza o diretor-superintendente.

O material está disponível no link sebr.ae/sp/turbulencia para download gratuito. Basta inserir o CNPJ para baixar o conteúdo.

Veja mais


Constelações Sistêmicas podem ajudar na solução de problemas de uma Empresa.

Em período de instabilidade econômica, técnica pode trazer soluções positivas para empresas de todos os tamanhos.

Ler notícia

Saiba mais sobre o Imposto de Renda

No dia 02 de março tem início o período para entrega da DIRPF - Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda - Exercício 2015- Ano base 2014.

Ler notícia

Liquida Tudo começa nesta quinta-feira (13).

Não perca tempo e venha fazer suas compras, economizar e ainda concorrer a uma TV 40’. Feira segue até o sábado (15), das 14h às 21h, na Praça São Pedro.

Ler notícia

Contratos e sua revisão.

Não se trata de rasgar documentos assinados. Atitudes desse tipo minam a credibilidade e têm consequências legais.

Ler notícia


Comentários