Cotidiano - 22/07/2015

Notebook é o computador da casa dos brasileiros; tablet é usado por apenas 7%.

Pesquisa mostra que há 1,9 equipamentos por domicílio e que ciclo de vida de produtos pessoais é de mais de 2 anos no Brasil.



Uma pesquisa realizada pela Ibope Conecta em junho de 2015 com mais de mil internautas, a pedido da Dell, mostra que o PC de mesa, mais conhecido por desktop, perdeu seu reinado para o computador pessoal portátil, o notebook. De acordo com dados da pesquisa apresentados nesta quarta-feira (22), em São Paulo, mais da metade dos entrevistados, 56%, tem como principal computador da casa um notebook, seguido pelo desktop convencional, de mesa, com 31%, quase metade da categoria anterior, sendo que apenas 7% usam o tablet como equipamento principal.

Foram entrevistados internautas acima de 18 anos e das classes A, B e C, homens e mulheres, e de todas as regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 3% e a confiança de 95%.

Logo em seguida do tablet, aparecem duas categorias de produto mais recentes, notebook 2 em 1 (com funcionalidade tablet) e All-in-One (computador de mesa sem torre), ambos com somente 2%. O estudo ainda identificou que os brasileiros têm, em média, 1,9 computadores por domicílio, utilizado por em média duas pessoas, e que os usuários passam cerca de 5,3 horas diárias em frente do computador ou do tablet doméstico.

Além disso, muito embora a Dell trabalhe com um ciclo de vida de 12 meses para o lançamento de computadores pessoais, no Brasil, a troca de equipamento ocorre em no mínimo 24 meses segundo a pesquisa Ibope. Dentre os entrevistados, 34% comprou o principal computador de uso pessoal há mais de dois anos, e 46% pretendem adquirir um novo equipamento nos próximos meses. O levantamento constatou que 1/4 dos brasileiros que já possuem algum modelo de computador planeja comprar um notebook.

Computador X tablet: uma batalha perdida pelo mobile?

Outro dado sobre os hábitos dos brasileiros chama atenção: o consumo de conteúdo em vídeo. Comparando computadores com tablets, a pesquisa mostrou que o principal uso é o de assistir filmes e seriados, 85% no PC contra 15% no tablet. A navegação na internet aparece depois,em segundo, com 74% das pessoas acessando a web no computador e apenas 26% no tablet.

Segundo a pesquisa, os brasileiros também preferem o computador para acessar e-mail (73% no PC e 27% no tablet) e ler sites de notícias (60% no computador e 40% no dispositivo móvel).

Somente nos usos mais interativos é que o tablet se aproxima do computador na preferência do usuário. Quando o assunto é redes sociais, o computador é a preferência de 51% dos entrevistados, contra 49%. Conversar com amigos e familiares é o único uso em que o tablet se sobressai: 51% preferem o dispositivo móvel enquanto 49% optam pelo computador pessoal. A respeito do uso de computadores e tablets para jogos, a Dell não mostrou dados de comparação entre os dois equipamentos.

O futuro da computação: Dell longe dos smartphones

Sobre os formatos de computadores que sobreviverão no futuro, 55% dos entrevistados citaram o notebook, 44% o notebook 2 em 1, 31% o tablet, 27% o All-in-One e 18% o desktop. A pesquisa ainda identificou que 80% consideram que, em dez anos, o smartphone vai ser o principal ponto de acesso á internet.

Sobre essa perspectiva, Luis Gonçalves, presidente da Dell Brasil, reforçou que a empresa não tem planos atuais nem a longo prazo de entrar neste mercado. "A pesquisa mostra que o smartphone vai ser o principal ponto de acesso, mas não o único. E a Dell vai continuar oferecendo equipamentos para isso, mas não todos os tipos. Para produzir e interagir com alguns conteúdos o usuário ainda vai precisar de produtos mais robustos como computadores.

Veja mais


ACEI apresenta ‘Palestras mágicas com Mauro Dias’.

Evento será no dia 30 de outubro, às 20h, no auditório da Fafit.

Ler notícia

Oito candidatas são selecionadas para o Miss Itararé 2014.

A Comissão julgadora escolheu oito candidatas através dos quesitos beleza, simpatia, postura e desenvoltura.

Ler notícia

Programa Minha Casa, Minha Vida II: unidades habitacionais recebem viga de fundação

O secretário e a comissão de mutuários visitaram as obras a fim de verificar o andamento das construções.

Ler notícia

SECET faz adequações referentes ao AVCB

Segurança e conforto aos usuários

Ler notícia


Comentários