Cotidiano - 22/07/2015

Notebook é o computador da casa dos brasileiros; tablet é usado por apenas 7%.

Pesquisa mostra que há 1,9 equipamentos por domicílio e que ciclo de vida de produtos pessoais é de mais de 2 anos no Brasil.



Uma pesquisa realizada pela Ibope Conecta em junho de 2015 com mais de mil internautas, a pedido da Dell, mostra que o PC de mesa, mais conhecido por desktop, perdeu seu reinado para o computador pessoal portátil, o notebook. De acordo com dados da pesquisa apresentados nesta quarta-feira (22), em São Paulo, mais da metade dos entrevistados, 56%, tem como principal computador da casa um notebook, seguido pelo desktop convencional, de mesa, com 31%, quase metade da categoria anterior, sendo que apenas 7% usam o tablet como equipamento principal.

Foram entrevistados internautas acima de 18 anos e das classes A, B e C, homens e mulheres, e de todas as regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 3% e a confiança de 95%.

Logo em seguida do tablet, aparecem duas categorias de produto mais recentes, notebook 2 em 1 (com funcionalidade tablet) e All-in-One (computador de mesa sem torre), ambos com somente 2%. O estudo ainda identificou que os brasileiros têm, em média, 1,9 computadores por domicílio, utilizado por em média duas pessoas, e que os usuários passam cerca de 5,3 horas diárias em frente do computador ou do tablet doméstico.

Além disso, muito embora a Dell trabalhe com um ciclo de vida de 12 meses para o lançamento de computadores pessoais, no Brasil, a troca de equipamento ocorre em no mínimo 24 meses segundo a pesquisa Ibope. Dentre os entrevistados, 34% comprou o principal computador de uso pessoal há mais de dois anos, e 46% pretendem adquirir um novo equipamento nos próximos meses. O levantamento constatou que 1/4 dos brasileiros que já possuem algum modelo de computador planeja comprar um notebook.

Computador X tablet: uma batalha perdida pelo mobile?

Outro dado sobre os hábitos dos brasileiros chama atenção: o consumo de conteúdo em vídeo. Comparando computadores com tablets, a pesquisa mostrou que o principal uso é o de assistir filmes e seriados, 85% no PC contra 15% no tablet. A navegação na internet aparece depois,em segundo, com 74% das pessoas acessando a web no computador e apenas 26% no tablet.

Segundo a pesquisa, os brasileiros também preferem o computador para acessar e-mail (73% no PC e 27% no tablet) e ler sites de notícias (60% no computador e 40% no dispositivo móvel).

Somente nos usos mais interativos é que o tablet se aproxima do computador na preferência do usuário. Quando o assunto é redes sociais, o computador é a preferência de 51% dos entrevistados, contra 49%. Conversar com amigos e familiares é o único uso em que o tablet se sobressai: 51% preferem o dispositivo móvel enquanto 49% optam pelo computador pessoal. A respeito do uso de computadores e tablets para jogos, a Dell não mostrou dados de comparação entre os dois equipamentos.

O futuro da computação: Dell longe dos smartphones

Sobre os formatos de computadores que sobreviverão no futuro, 55% dos entrevistados citaram o notebook, 44% o notebook 2 em 1, 31% o tablet, 27% o All-in-One e 18% o desktop. A pesquisa ainda identificou que 80% consideram que, em dez anos, o smartphone vai ser o principal ponto de acesso á internet.

Sobre essa perspectiva, Luis Gonçalves, presidente da Dell Brasil, reforçou que a empresa não tem planos atuais nem a longo prazo de entrar neste mercado. "A pesquisa mostra que o smartphone vai ser o principal ponto de acesso, mas não o único. E a Dell vai continuar oferecendo equipamentos para isso, mas não todos os tipos. Para produzir e interagir com alguns conteúdos o usuário ainda vai precisar de produtos mais robustos como computadores.

Veja mais


Prefeitura reconstrói ponte no bairro Morro Azul.

A Secretaria de Serviços Municipais de Itararé concluiu nessa semana a reconstrução da ponte de madeira (Tito Merege) no bairro Morro Azul.

Ler notícia

Itararé participa do Programa Estrada para a Cidadania 2014

Serão 222 escolas, 1.309 professores, 22.658 alunos atendidos pelo programa do Grupo CCR.

Ler notícia

Chuva não atrapalhou a IV Cavalgada da Santa Casa.

Organização acredita que mais de duzentas pessoas estiveram presentes

Ler notícia

Motoristas e passageiro morrem após caminhão bater contra ônibus na BR-116.

O motorista do caminhão, o condutor e um passageiro do ônibus morreram na hora.

Ler notícia


Comentários