Religião - 30/06/2013

Festa de São Pedro deste ano foi prejudicada pelo mau tempo

Chuva deu uma trégua e missa na Praça Francisco Alves Negrão teve a presença de muitos fiéis.



Infelizmente, segundo avaliações dos festeiros e da organização da tradicional Festa de São Pedro, o mau tempo prejudicou as festividades e a arrecadação prevista para os diversos projetos da Paróquia.

Mesmo assim, muitos fiéis e visitantes estiveram em diversos momentos participando desta importante festa em honra ao santo, que mesmo sem ser o padroeiro da cidade, enraizou-se na cultura popular e tornou-se patrono de toda uma comunidade.

A missa celebrada pelo Bispo Dom José Moreira de Melo e concelebrada pelos padres, Elizio e Sebastião, além do pároco Jiuciney V.de Jesus Cambuí, lotou a Praça Francisco Alves Negrão na manhã do sábado (29).

Numa entrevista exclusiva para o Jornal Cidade de Itararé, o Bispo Dom José falou da importância desta festa para o povo católico de nossa cidade. “Toda festa que é celebrada com a devoção do povo, ela é um instrumento importante para o crescimento de cada indivíduo no seu compromisso de fé. Não é diferente aqui em Itararé. A gente manifesta a alegria por podermos contribuir para que o povo cresça no seu compromisso cristão. A celebração da festa é um aspecto de “massa” em certo sentido, mas também tem momentos que podem ajudar para um trabalho mais detalhado como sempre ocorre. Cada novena possui temas específicos que são trabalhados com o povo para o entendimento da palavra de Deus e que somados com a religiosidade popular faz uma boa soma para ajudar o povo em todos os aspectos que são necessários”, concluiu o bispo da Diocese de Itapeva, Dom José Moreira de Melo.

Por sua vez, o Pároco e Pe. Jiuciney V. de Jesus Cambui, agradeceu a todos que de uma forma ou outra contribuíram para a realização de mais esta festa em honra a São Pedro. “Desde os festeiros das barracas e da cozinha de um modo geral, aos que organizaram esta celebração, músicos e leitores, ao Tiro de Guerra, aos organizadores do leilão, a prefeita Maria Cristina Magno Ghizzi, ao vice- prefeito José Eduardo ao ex-prefeito Luiz Cesar Perucio, a coordenadoria de Cultura na pessoa de Murilo Cleto que organizou a parte dos shows da festa, a Guarda Civil Municipal, ao Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, enfim, a todos que colaboraram para a realização e o sucesso de mais esta festa. Caso tenha esquecido de mencionar alguém, me perdoem, mas este momento muitas vezes torna-se difícil de nomear um por um, mas sintam-se todos agradecidos”, concluiu o Pároco Pe. Jiuciney.

Após o encerramento da missa na Praça Francisco Alves Negrão, aconteceu o também tradicional leilão, organizado por Jorge Antunes da Rosa e a equipe de Gigio Martins. O animador deste leilão foi o locutor de rádio e de rodeios, Odemil Wagner. Diversos lances foram realizados e foram leiloados desde leitoas assadas até diversos lotes de gado doados pelos produtores rurais de Itararé. Com o dinheiro do leilão, a Paróquia de Itararé continuará com as obras da construção da torre da igreja matriz, fará melhorias de infraestrutura em algumas comunidades para melhor acolher aos fiéis e também estará adequando as igrejas com o projeto do AVCB dos bombeiros.

Veja mais


Começa neste sábado a Festa de São Pedro em Itararé!

5 grupos compõem a programação musical entre 6 e 29 de junho. Confira!

Ler notícia

Igreja Assembleia de Deus promove a 1ª Cruzada Internacional em Itararé

Pastor e missionário americano estará anunciando a palavra de Deus

Ler notícia

Igreja Metodista promoverá um Encontro para Casais

"Muitas graças e bênçãos acontecerão" diz o pastor Conrado Tagliatela

Ler notícia

Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida em Itararé inicia-se hoje (03)

Expectativa é de um grande número de fiéis todas as noites.

Ler notícia


Comentários