Cultura - 11/07/2015

Artesanato de Itararé será representado no evento Revelando São Paulo.

A palha de milho vira arte na mão deste itarareense que representa nossa cultura.



A Prefeitura Municipal de Itararé através de sua Coordenadoria de Turismo realiza o trabalho de apoio e incentivo ao Artesanato de Itararé com ações de estruturação e divulgação da atividade.

O artesanato de Itararé será representado no evento Revelando São Paulo – Vale do Paraíba pelo artesão Aristides Antonio Almeida, a tradicional feira cultural paulista será realizada na cidade de São José dos Campos entre os dias 8 a 12 de julho.

O artesão de 45 anos de idade nasceu em Itararé e viveu boa parte de sua vida na Vila Osório, hoje seu ateliê e residência se localizam no Bairro do Cerrado.

Trabalhando com artesanato há 19 anos, Aristides se emociona ao narrar sua experiência em uma atividade desconhecida para muitas pessoas.

A vocação para o trabalho manual sempre se manifestou em sua vida até o momento em que ele resolveu ser mais persistente e passou a acreditar na atividade com mais fervor, esse fato foi marcante para o direcionamento de sua criação artística, que traz forte inclinação para os temas religiosos.

Os materiais usados em sua arte são a palha de milho, sementes, cipós, corante natural e outros elementos que permitem que suas peças se qualifiquem como artesanato puro, ou seja, aquele que traz elementos culturais e materiais que se identifiquem com o local de origem.

Aristides já recebeu prêmio pela peça Presépio e seu trabalho tem reconhecimento internacional.

“Eu acredito na força que move meu trabalho e agradeço a São José, padrinho dos artesãos pelas conquistas da minha família” comenta o artesão.

Segundo o Coordenador de Turismo Edilson Moraes: “O artesanato municipal tem recebido a devida atenção e faz parte da promoção do Turismo Cultural, estamos trabalhando na melhoria do espaço da Casa do Artesão e em outras iniciativas que visam fomentar essa atividade”.

Veja mais


Estão abertas as inscrições para oficina de vídeo

A Coordenadoria Municipal de Cultura disponibiliza 30 vagas para a oficina "Projeto Dogma - mais próximo do cinema cru"

Ler notícia

Show imperdível neste sábado (20) relembra Elis Regina.

Para os amantes da boa música e fãs da eterna “pimentinha”, este sábado (20) às 20h30 no Teatro Sylvio Machado promete fortes emoções.

Ler notícia

Poucos dias para uma das maiores revelações da música sertaneja pisar em terras itarareenses

O peão que virou cantor apadrinhado por Fernando e Sorocaba estará em Itararé neste dia 09 de novembro

Ler notícia

'Pontos MIS' levaram mais de 700 espectadores para ver 'Uma História de Amor e Fúria'.

Ao todo, 8 exibições foram realizadas. Escolas, Centro de Referência da Assistência Social e público espontâneo estiveram no Sylvio Machado.

Ler notícia


Comentários