Feira Noturna terá início em outubro
Reunião na próxima semana irá definir quais entidades sociais participarão.
Ler notíciaEsta técnica preserva o cultivo principal.
Toxinas espontaneamente produzidas por fungos poderiam reduzir o uso de herbicidas, aponta pesquisa da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em conjunto com o estado de São Paulo. O estudo identificou extratos de culturas fúngicas que controlam apenas plantas daninhas, sem afetar o cultivo principal.
“O objetivo é estudar e descobrir que toxina é essa e se ela teria realmente ação contra algumas espécies de plantas daninhas que estamos estudando, para ser indicada para a formulação de um herbicida biológico”, afirma a doutoranda em Agronomia Rosianne Barbosa. O estudo faz parte do trabalho de conclusão da pesquisadora, sob orientação do professor doutor Jefferson Fernandes.
“O método utilizado consiste em coletar plantas daninhas com manchas foliares causadas por fungos em cultivo, por exemplo de arroz, dendê, feijão-caupi, milho e soja em Roraima e cana-de-açúcar em São Paulo”, explica Rosianne.
De acordo com a pesquisadora, os fungos são cultivados em recipientes isolados, revestidos de papel-alumínio e mantidos estáticos, com o objetivo de estimular a produção de toxinas. O extrato obtido passa por um processo de ‘liofilização’ (desidratação e congelamento sob vácuo).
Reunião na próxima semana irá definir quais entidades sociais participarão.
Ler notíciaLista elaborada pelo ministério apresenta doenças de maior risco fitossanitário.
Ler notíciaO livro é composto de sete capítulos, que discorrem sobre as projeções climáticas para o final do século no Brasil.
Ler notíciaAlguns feirantes acham viável mas não querem que a feira de sexta mude para Centro de Eventos
Ler notícia