Política - 21/06/2015

Concluída CEI que investigou repasses à Educação.

A CEI concluiu que a Prefeitura não segue com rigor o intervalo de dez dias para efetuar os repasses.



Na sessão da Câmara de segunda-feira (15), foi lido o relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI), instalada em fevereiro deste ano, com o objetivo de investigar possíveis irregularidades no repasse obrigatório de recursos da Prefeitura à Educação.

Conforme determina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases, os municípios devem aplicar no ensino, anualmente, nunca menos de 25% da receita resultante da arrecadação de impostos, inclusive das transferências do Estado e da União.

O repasse desses valores da Prefeitura para a Secretaria Municipal de Educação deve ser feito a cada dez dias e, segundo o texto legal, o atraso da liberação sujeitará os recursos à correção monetária e à responsabilização civil e criminal das autoridades competentes.

A CEI concluiu que a Prefeitura não segue com rigor o intervalo de dez dias para efetuar os repasses, conforme previsão da lei, porém, ao final, os valores atingem o limite mínimo estipulado de 25%, não havendo portanto prejuízo à Educação.

Segundo a Secretaria de Finanças, atrasos acontecem por dificuldades financeiras do município e pela necessidade de cumprimento das demais obrigações, como folha de pagamento, duodécimo da Câmara, pagamento de fornecedores, entre outras.

No documento, que agora é encaminhado ao Executivo, recomenda-se que a Administração evite esta irregularidade nos repasses e exerça um controle interno mais rígido, com integração entre os sistemas de Arrecadação, Tesouraria e do setor financeiro da Educação.

A CEI teve como presidente Marcos Vincenzi e como membros Laércio Amado, Pinguim, Zeca da Cofesa e Zetão.

Veja mais


Reeleição no CONDERSUL

Julio Fernando,prefeito de Capão Bonito é reeleito presidente do Condersul

Ler notícia

Itararé consegue mudanças na duplicação da SP/258.

Edmir Chedid foi o deputado mais bem votado em Itararé e ajudou neste processo de alteração.

Ler notícia

Com motoniveladora do PAC 2, prefeitura fecha 2013 com 28 novos veículos na frota

Motoniveladora vem com custo zero, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)

Ler notícia

Secretário garante permanência do 1º Distrito Policial

Vereadores reuniram-se com Secretário Estadual de Segurança Pública

Ler notícia


Comentários