Educação - 18/05/2015

Alunos de Pedagogia realizam exposição de objetos antigos.

Disciplina de Metodologia de História prevê atividades extraclasse aos acadêmicos do 5º semestre.



Acadêmicos do 5º semestre do curso de Pedagogia realizaram na última terça-feira, dia 12 de maio, nas dependências das Faculdades Integradas de Itararé – Fafit, uma exposição de objetos antigos a fim de valorizar aspectos da cultura e da tradição local, bem como resgatar memórias e vivências de algumas famílias e sobretudo trabalhar a importância desses materiais para a construção, preservação e divulgação das histórias das gerações passadas.

De acordo com Jeane Galhoti, professora da disciplina de Metodologia de História (para o 5º semestre), o processo de pesquisa e montagem da exposição durou aproximadamente quatro semanas. “As peças expostas, na sua maioria, são de familiares e conhecidos dos acadêmicos, que realizaram uma investigação sobre os materiais expostos, como: a quem pertenceu, sua funcionalidade, data da fabricação, local onde foi adquirida. Em algumas das peças foi possível notar a evolução com o passar dos anos, como por exemplo, o ferro de passar. Antes disso, os alunos trabalharam com fotos antigas, de forma a identificar os costumes da época e características como vestimentas, cenários, entre outros elementos presentes nas imagens”, explicou.

Disciplina de Metodologia de História

Jeane, nesta disciplina, trabalha vários temas e abordagens com os acadêmicos. No início de maio, a docente e os alunos estiveram na aldeia Karuguá, em Barão de Antonina – Paraná, para uma atividade extraclasse. Lá os acadêmicos tiveram contato com índios da etnia tupi-guarani e praticaram atividades voltadas para a educação socioambiental, através de uma caminhada ecológica pela trilha que contorna a aldeia. Em seguida conheceram a estrutura escolar do local e assistiram a apresentações culturais.

‘Esses acadêmicos puderam observar aspectos da vida social e da cultura tradicional da comunidades indígena, sua língua, costumes e artesanato; bem como coletar dados para discussões e atividades sobre a cultura indígena na disciplina em questão, observando a lei 11.645/08 que inclui a cultura indígena no currículo escolar brasileiro”, finalizou a professora Jeane. 

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