Saúde - 04/04/2015

Consumo excessivo de açúcar na Páscoa pode afetar visão, alerta especialista.

Marcus Sáfady, explicou que as consequências do excesso de açúcar no organismo podem ser graves para a visão.



Com a chegada da Páscoa, os abusos com o chocolate podem gerar vários problemas de saúde. Inclusive para os olhos. 

O conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, Marcus Sáfady, explicou que as consequências do excesso de açúcar no organismo podem ser graves para a visão. Uma glicemia não estável pode levar a alterações dos vasos sanguíneos que provocam, em um estagio mais avançado, doenças oculares sérias, sobretudo para diabéticos.

“Quando o médico percebe pequenas dilatações nas extremidades dos pequenos vasos da retina, assim como presença de micro-hemorragias, confirma o diagnóstico de retinopatia diabética. Por isso, o exame oftalmológico é considerado muito importante no diagnóstico e controle do diabetes. Dentre as complicações oculares mais graves da doença, em fases mais avançadas da retinopatia, estão a catarata e o glaucoma.” explicou Sáfady.

A retinopatia diabética é uma complicação do diabetes ocasionada pela deterioração dos vasos sanguíneos que alimentam a retina. Se atingirem a mácula - área responsável pela visão de cores e detalhes - a pessoa poderá notar o aparecimento de manchas, redução ou embaçamento da visão.  Inicialmente, a doença não apresenta sintomas, mas quando os problemas pioram, os vasos sanguíneos podem romper e vazar, causando as micro-hemorragias da retina. “Por isso é necessário que diabéticos realizem exames oftalmológicos regulares e mantenham a doença sob controle”, comentou ele.

Ainda segundo o oftalmologista, a doença pode se caracterizar também pelo aparecimento de vasos anormais, mais frágeis e mais propensos ao rompimento, podendo dar origem a grandes hemorragias, formar cicatrizes e, consequentemente, levar ao descolamento de retina e provocar, ainda, o aparecimento do glaucoma”.

Chocolates sem açúcar e comer com moderação são as opções para quem não abre mão das guloseimas na época mais doce do ano. O médico lembra dos cuidados regulares que devem ser tomados durante todo o ano para evitar a diabetes e outras doenças.

Veja mais


Dr. Ulysses vistoria obra da Oncologia em Itapeva.

O investimento é de R$ 6 milhões 232 mil e 856. A previsão é que o prédio fique pronto em outubro deste ano.

Ler notícia

Construção da ‘Academia do Idoso’ segue em ritmo acelerado

Através de um pedido realizado pela administração municipal anterior, Deputado Eli Correa Filho liberou os recursos para Itararé.

Ler notícia

Novos médicos compõe a equipe municipal de saúde

Ao todo foram cinco novos profissionais contratados pela Secretaria Municipal de Saúde para reforçar o quadro clínico.

Ler notícia

Medicamentos vencidos não devem ser jogados no lixo doméstico

Ao descartar remédios em vaso sanitário ou pias as pessoas podem estar ajudando a contaminar o solo e a água

Ler notícia


Comentários