Policial - 28/02/2015

Guarda Civil Municipal estará atuando como Agentes de Trânsito a partir de março.

Campanha de conscientização dos motoristas no trânsito está sendo promovida através de cartilhas nos semáforos e escolas.



A Guarda Civil Municipal de Itararé habilitou 52 guardas para trabalharem como Agentes de Trânsito na cidade. Desde agosto de 2014, através da Lei Federal 13022/14, as Guardas Municipais ganharam esta nova atribuição que prevê a aplicação de multas de trânsito e correções. O órgão responsável pelo trânsito em Itararé é o DEMUTRAM que está promovendo em conjunto com a Guarda Civil Municipal uma campanha de conscientização dos motoristas com relação a algumas situações muito comuns no trânsito local e que podem vir a ser motivos para futuras multas, tais como, a falta do uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro, o uso do celular na direção, avanço em sinal vermelho, estacionamento em lugares proibidos e outras situações.

Para melhor orientar, foi criada uma cartilha, folders e outros materiais que estão sendo distribuídos nos semáforos da cidade com todas as situações mais comuns que podem levar a uma multa.

"Nossa intensão não é criar uma fábrica de multas e sim fazer com que todos respeitem o Código Nacional de Trânsito", disse o Guarda Civil Municipal e Agente de Trânsito, Alisson Riveli. Segundo ainda Riveli, seria muito bom chegar no fim do dia sem nenhum talão de multas ter sido preenchido. "Basta apenas os motoristas se policiarem mais quanto as situações de trânsito", comentou ainda Riveli.

Além da Guarda Civil Municipal, outro tipo de Agente estará ajudando o trânsito local. São as crianças, que receberão um "talão" de multas que procura conscientizar pais e mães com relação ao trânsito. Este "talão" estará sendo distribuído nas escolas para que os filhos fiscalizem os pais.

Mas os Agentes de Trânsito não servem apenas na aplicação de multas, pois eles também são responsáveis pela fluidez e por um trabalho de segurança no trânsito. Entre as funções dos Agentes estão a interdição de vias, desvios em caso de riscos ou acidentes, orientação, desobstrução de vias, realização de campanhas educativas e autuação de infratores.

A partir de março, os Agentes estarão atuando nas ruas de Itararé e os motoristas terão que se enquadrar naquilo que exige a lei.

Veja mais


Embriaguêz ao volante, roubo, agressão e outras ocorrências fizeram parte da semana da GCM

Rapaz teve R$ 4 mil roubados em frente à Caixa Econômica Federal

Ler notícia

Veículo roubado foi localizado na manhã desta sexta-feira.

Marginais agiram com agressividade disparando um tiro contra a vítima.

Ler notícia

Preso autor do incêndio ao Colégio Erasmo Braga em Sengés

Segundo boletim policial, o suspeito ateou fogo numa porta para poder entrar e furtar diversos equipamentos eletro eletrônicos

Ler notícia


Comentários